O sistema de impressão 3D desenvolvido pela Aectual foi projetado para permitir a impressão 3D simples e rápida em grande escala. O hardware completo e o sistema de controle são oferecidos como um pacote completo, ou seja, extrusora, sistema de controle & material, além do robô.
Embora a tecnologia de extrusão "seja de última geração", a solução de fornecimento de energia do robô ficou cada vez mais atrasada em relação ao rápido desenvolvimento do sistema. Isso se deve ao fato de que a soma dos cabos e mangueiras aumentou com o tempo e com as demandas e desejos dos clientes.
No início do desenvolvimento, o suprimento de energia era muito simples e consistia apenas de cabos e cordas (veja a imagem abaixo à esquerda). Em um determinado momento, a Aectual percebeu que o robô estava danificando o cabo com seu movimento. Era de se temer que o braço do robô, que operava de forma independente, sofresse avarias dispendiosas. O roteamento suscetível dos cabos era ainda mais preocupante, pois a impressora 3D é usada para produção noturna e, portanto, trabalha por até 12 horas sem supervisão. Cada impressão também é diferente, portanto, o sistema também precisava ser adaptado de forma flexível. Portanto, o lema era encontrar um sistema à prova de falhas, mas também flexível.