Alterar idioma :
Versão I, estande da feira de negócios 01 de janeiro de 2024
O procedimento de reclamações da igus® GmbH permite que todas as pessoas potencialmente afetadas chamem a atenção para os direitos humanos ou riscos ambientais e violações de deveres que tenham surgido como resultado das atividades econômicas da igus® GmbH em sua própria área de negócios ou na área de negócios de um fornecedor ao longo de toda a cadeia de suprimentos.
A igus® leva a sério as exigências da LkSG e nosso objetivo é identificar possíveis condutas impróprias ao longo da cadeia de suprimentos em um estágio inicial e iniciar as medidas apropriadas.
A igus® consegue isso, em particular, garantindo que as informações sobre possíveis violações relacionadas à LkSG possam ser relatadas a nós e que elas sejam acompanhadas de forma consistente.
Todos os funcionários e pessoas ao longo de nossa cadeia de suprimentos podem usar o procedimento de reclamações estabelecido pela igus® para informar a igus® sobre riscos ou violações de direitos humanos ou ambientais.
É garantido que o relatório possa ser enviado de forma anônima e confidencial. Isso permite que a igus® reconheça os riscos em um estágio inicial e, na melhor das hipóteses, resolva-os antes que as pessoas ou o meio ambiente sejam prejudicados.
Diversos canais internos estão disponíveis para a comunicação de violações de conformidade (por exemplo, comunicação aos superiores ou representantes dos funcionários) e o sistema de denúncias da igus® está disponível tanto para comunicações internas quanto externas. Esse sistema pode ser usado sem restrições por qualquer pessoa em nossa cadeia
de suprimentos. As violações de conformidade podem ser denunciadas em todo o mundo, 24 horas por dia, em vários idiomas e gratuitamente com apenas alguns cliques "" por meio de nosso
sistema de denúncias on-line(reporting-channel.com). Ao enviar uma denúncia, o foco da denúncia deve estar nos direitos humanos e nos riscos ambientais ou nas violações de deveres, conforme definido pelo Código Alemão de Governança Corporativa. § Seção 2 (2) e (3) da LkSG.
As proibições relacionadas aos direitos humanos incluem,
em particularTrabalho
Como parte de uma avaliação inicial, o RH determina se o relatório é relevante para os direitos humanos ou riscos ambientais ou violações de deveres e se o relatório enviado está correto. Em seguida, é feita uma avaliação de risco das possíveis consequências, por exemplo, usando uma matriz de risco.
A pessoa que faz o relatório recebe um feedback imediato de que o relatório foi registrado. Além disso, relatórios de status intermediários sobre cada etapa do processamento e o resultado final são enviados aos denunciantes por meio do portal em um ambiente protegido.
Se a relevância e a suspeita inicial forem confirmadas, iniciaremos um procedimento de investigação interna o mais rápido possível para esclarecer os fatos. O relatório será examinado em detalhes.
Após a conclusão da investigação, a igus® verifica se são necessárias medidas para eliminar, minimizar ou prevenir a violação no futuro. Para esse fim, analisamos a necessidade específica de correção e melhoria. Parte dessa análise também inclui levar em conta as expectativas do grupo de pessoas afetadas pela violação. As medidas necessárias podem ser medidas puramente internas em nossa divisão de negócios, como ajustes de processos, novas diretrizes ou conceitos de treinamento aprimorados. Entretanto, medidas com e para terceiros também podem ser necessárias. A implementação das medidas é monitorada adequadamente e sua eficácia é examinada detalhadamente em pequenas etapas do processo.
Todos os relatórios, atividades de investigação e resultados de investigação são documentados e arquivados em locais definidos. Eles são armazenados de acordo com os requisitos legais relevantes e os períodos de proteção de dados. Os direitos de visualização e acesso a esses documentos são estritamente regulamentados. Além disso, quando exigido por lei, informamos todas as partes afetadas sobre as investigações realizadas e os dados pessoais processados nesse contexto.
Os resultados do processamento de relatórios são levados em conta na análise de risco. Um relatório anual é preparado e publicado sobre o número e o tratamento dos relatórios. Além disso, relatórios ad hoc são enviados à gerência.
Revisamos a eficácia de todos os sistemas e processos descritos acima em relação ao nosso procedimento de reclamações em uma base ad hoc, mas pelo menos uma vez por ano.
Informações sobre possíveis riscos ou violações de direitos humanos ou ambientais são de grande valor para a igus® e para nossa cadeia de suprimentos.
Por esse motivo, o diálogo anônimo é possível durante todo o procedimento de reclamações. A confidencialidade da troca anônima é garantida em todos os momentos. Não há registro do endereço IP. Os procedimentos a seguir foram introduzidos para a proteção técnica do denunciante:
Ao enviar um relatório por meio do procedimento de reclamações da igus®, a pessoa que faz o relatório não enfrenta nenhuma consequência negativa. A confidencialidade da troca é garantida em todos os momentos (consulte o ponto 3) e também é garantida internamente por medidas adequadas.
Se tiver algum comentário ou sugestão sobre nosso procedimento de reclamações, entre em contato com nosso departamento de RH pelo telefone 02203/9639 - 151.