Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Classificação dos cabos chainflex®

Para tornar a escolha mais fácil para você, classificamos todos os tipos de cabos chainflex® de acordo com os critérios “requisitos básicos, distância de deslocamento, resistência a óleo e torção”. Quanto maior o número melhor o cabo.
 
Exemplo: Você está procurando por um cabo adequado para a uma capacidade mecânica maior. Em uma aplicação sem suporte e deslizante, o deslocamento deve ser de até 100 m. Além disso, o cabo também é projetado para atender aos requisitos de resistência a óleo de acordo com a norma DIN EN 50363-10-2. O cabo não é especialmente projetado para aplicações de torção.
 
Você pode escolher da classificação:
 
Requisitos básicos: 6 Distância de deslocamento: 5 Resistência a óleo: 3 Torção: 1
Isso resulta na classe do cabo - aqui “Classe 6.5.3.1”, que você pode encontrar na página de cada produto.
CarregarCursoResistente à óleoTorsão
de 1 a 71 a 61 a 41 a 4
Carregarbaixo1234567maior
Cursosem suporte123456400m +
Resistente à óleoNenhum1234maior
TorsãoNenhum1234±360°/m

A classificação de cabos chainflex® é composta por 4 partes:

Requisitos básicos

Capacidade de tensionamento (R e V)
1 a 7

1: Cabos flexíveis
2: Cabos altamente flexíveis
3: Cabos adequados para esteiras sem estrutura especial (por exemplo, fios entrançados em camadas) para aplicação em esteiras porta cabos.
4: Cabos com estrutura especial para movimento contínuo em esteiras porta cabos, carga média, raios a partir de 7,5 x d, velocidade de até 3 m/s
5: Cabos para movimento contínuo em esteiras porta cabos, alta carga, raios a partir de 6,8 x d, velocidade de até 10 m/s
6: Cabos para movimento contínuo em esteiras porta cabos, carga mais alta, raios a partir de 5 x d, velocidade de até 10 m/s
7: Cabos para movimento contínuo em esteiras porta cabos, maior carga para os menores raios, aplicações interiores e exteriores, raios a partir de 4 x d, velocidades de até 10 m/s e mais
Distância de deslocamento

Deslocamento
1 a 6

1: Sem suporte
2: Deslocamento até 10 m
3: Deslocamento até 20 m
4: Deslocamento até 50 m
5: Deslocamento até 100 m
6: Deslocamento até 400 m e mais
1: Não há resistência a óleo<br> 2; Resistente a óleo (com base na norma DIN EN 50363-4-1)<br> 3: Resistente a óleo

Resistência a óleo
1 a 4

1: Não há resistência a óleo
2; Resistente a óleo (com base na norma DIN EN 50363-4-1)
3: Resistente a óleo (com base na norma DIN EN 50363-10-2)
4: Resistente a óleo (com base na norma DIN EN 60811-2-1, resistente a óleo orgânico (com base em VDMA 24568 com Plantocut 8 S-MB testado pela DEA)
Torção

Torção de
1 a 4

1: sem torção
2: ± 90°, com 1m de comprimento de cabo
3: ± 180°, com 1m de comprimento de cabo
4: ± 360°, com 1m de comprimento de cabo

Em teoria, as seguintes classes seriam possíveis: "classe mais baixa 1.1.1.1", "classe mais alta 7.6.4.4"

O que significa a classificação chainflex®?

A igus tem fornecido cabos para movimentação permanente em esteiras porta cabos por mais de 25 anos - os cabos chainflex® são particulamente adequados para fazer uma coisa bem:
Funcionamento confiável.
Para conseguir isso, todos os cabos chainflex®  em todas as aplicações de esteiras porta cabos da igus® têm que lidar com exigentes requisitos, por exemplo, pequenos raios de curvatura, elevadas taxas de ciclo, espaços de instalação compactos, uma vasta gama de influências químicas e parâmetros dinâmicos.
A igus® realiza testes básicos de qualificação de cabos de acordo com os padrões da igus® em seu próprio centro técnico e no laboratório de testes. Estes padrões de qualificação chainflex® incluem uma série de testes que levam à atribuição à respectiva “classe” da igus®.

1. Qualificação padrão chainflex® - “Materiais”

Os materiais a serem produzidos em série para cabos elétricos chainflex® devem passar por uma série de testes contínuos em esteiras porta cabos e-chains®, além dos testes padrão habituais específicos para cabos (tais como testes de ciclo de flexão contínua, envelhecimento, abrasão, resistência a meios ou possivelmente retardamento de chama). Essas séries de testes, que podem durar até três anos, são sempre baseadas em testes de movimento em e com materiais de esteiras e incluem:
  • Testes contínuos de flexão em esteiras porta cabos à temperatura ambiente e em cursos deslizantes e sem suporte.
  • Testes de flexão contínua em esteiras porta cabos a baixas temperaturas e um percurso de 8m (até -40°C, dependendo do material)
  • Testes contínuos de flexão em esteiras porta cabos em vários meios líquidos com um curso de aproximadamente 0.5m.
  • Testes de abrasão Testes de abrasão em combinação com materiais em cadeia.

3. Qualificação padrão chainflex®

Estes programas de teste são baseados em especificações padrão das agências de certificação e são realizados de acordo com essas especificações.
Laboratório de testes A igus® expandiu agora amplamente o seu laboratório de testes para esteiras porta cabos e cabos para 1.030 metros quadrados. Os novos produtos padrão e esteiras porta cabos específicas para clientes estão constantemente sendo testados em mais de 70 bancadas de testes.

2. Qualificação padrão chainflex® - “Estrutura”

Estas séries de testes, que podem durar de um a três anos, dependendo do objetivo definido (por exemplo cursos), são sempre baseados em testes de movimento em e com esteiras e incluem:
  • Testes contínuos de flexão em esteiras porta cabos à temperatura ambiente e cursos deslizantes e sem suporte. Os raios são muito menores do que os definidos mais tarde no catálogo.
  • Testes contínuos de flexão em esteiras porta cabos com curvas de temperatura variável entre -40°C e +60°C - dependendo da construção e do material - com deslocamentos deslizantes e raios menores do que os definidos posteriormente no catálogo.
  • Testes de torção contínuos em esteiras triflex® com ±180°/m para cabos de torção em um equipamento de teste de torção com 1m
  • Testes contínuos de torção em esteiras triflex® com programas de movimento em robôs com seis eixos.

4. Qualificação padrão chainflex® - “Otimização de Produção”

Após uma qualificação de vários anos da estrutura e dos materiais, os processos de produção são qualificados e definidos até o nível da máquina, a fim de manter a tolerância de fabricação o mais baixa possível. Naturalmente, os cabos são sistematicamente e continuamente recolhidos da produção em execução e sujeitos a um teste de lote. Teste de lote na igus® significa:

Registro e análise dos parâmetros de produção em relação ao cabo chainflex®.

Realização de testes de resistência à flexão em bancadas de testes de esteiras porta cabos com deslocamentos curtos e rápidos.


Como forma de simplificar a seleção de quase 1.000 cabos móveis para esteiras porta cabos, a igus® introduziu o novo sistema de seleção de "classe" e qualificação de cabos com base nestas séries de testes.
Com base nesta classificação, é possível selecionar um cabo para aplicações específicas de forma rápida e fácil. A "classe" descreve a carga esperada, o deslocamento e a necessária resistência a óleos/a meios.


Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h