Alterar idioma :

De acordo com as tendências atuais, as máquinas modernas estão se tornando menores e mais compactas, o que significa que raios menores estão sendo cada vez mais usados nas cadeias de energia. O desafio é, então, usar cabos que possam suportar essa carga adicional. Afinal, eles ainda devem ser capazes de trabalhar por um longo tempo com alta durabilidade, segurança e confiabilidade. Os cabos padrão não podem atender a essas condições de forma confiável. Quais cabos são adequados para espaços de instalação pequenos? Como é possível obter uma longa vida útil e segurança? As respostas a essas perguntas e outras informações úteis podem ser encontradas aqui.
Não há mais espaço para um bom roteamento de cabos em sua máquina?
Neste vídeo, explicamos de forma clara como resolvemos o problema de espaço. Veja você mesmo!

Um cabo de motor parece ser um cabo relativamente simples. Sua única tarefa é fornecer energia ao motor. Devido à conexão com um conversor de frequência, a classe de tensão é 600V/1000V e tem quatro núcleos (L1, L2, L3, PE). Os cabos de motor são usados quando é necessário transmitir muita energia, mas os requisitos da tecnologia de automação aumentaram muito nos últimos anos.
Para atender a todos esses requisitos, mais a carga mecânica contínua em uma cadeia de energia, os materiais e os processos de fabricação usados são a chave para a função dos cabos para motores. Afinal, garantir uma fonte de alimentação confiável para o acionamento sob altas cargas continua sendo fundamental. Um exemplo disso é o uso em guindastes portuários.
Os cabos de motor da igus® são feitos com materiais especiais de isolamento XLPE reticulado de alta qualidade. Esses materiais, que são especialmente adaptados para aplicações em cadeias de energia, oferecem a vantagem de um revestimento de baixa capacitância para tempos de comutação rápidos e de baixa perda e reservas de temperatura muito altas do isolamento com maior densidade de corrente. Eles também devem ter uma vida útil elevada em longas distâncias ou quando submetidos a flexões severas. Além disso, o fio trançado no núcleo deve ser de altíssima qualidade para que seja possível mover o cabo permanentemente em pequenos espaços de instalação. Isso garante uma longa vida útil e uma fonte de alimentação confiável.
Você pode encontrar mais informações sobre os cabos de motor chainflex® aqui.

Um servo-cabo, assim como um cabo de motor, fornece energia ao motor. Aqui também utilizamos naturalmente as vantagens do isolamento do núcleo XLPE. Mas ele também tem outras funções cruciais: Ele alimenta o freio do motor com energia e/ou transmite o sinal do sensor de temperatura para o inversor de frequência. Para essa finalidade, um servo-cabo tem um ou dois pares de controle adicionais que são blindados adicionalmente para que nenhuma interferência chegue ao inversor de frequência. Os servo-cabos geralmente também têm uma blindagem geral para evitar interferência magnética eletrônica, pois assim têm melhores especificações de compatibilidade eletromagnética. Em comparação com os cabos do motor, os servo cabos são, portanto, muito mais complexos e têm um núcleo muito maior. Devido aos pares de controle blindados adicionais, o cabo não é mais tão simétrico quanto um cabo de motor, por exemplo. Isso representa um desafio especial ao projetar um cabo de alta qualidade.
Isso é resolvido pelo revestimento interno extrudado com preenchimento de reforço, que, por um lado, fornece uma base firme para a blindagem e, por outro, envolve o par de controle adicionalmente blindado e guia o núcleo na direção longitudinal. O revestimento interno é de particular importância aqui, pois é a única maneira de obter uma longa vida útil para o núcleo e garantir a durabilidade da tela de alta qualidade. As longas distâncias percorridas e os pequenos raios de curvatura também exercem ainda mais pressão sobre o cabo, de modo que é necessário fornecer proteção especial. Uma aplicação típica para um cabo servo é uma unidade de armazenamento e recuperação, mas ele também é indispensável em máquinas-ferramentas ou pórticos de manuseio.
Você pode encontrar mais informações sobre os servo-cabos chainflex® aqui.

Os cabos do sistema de medição geralmente também são chamados de cabos de feedback ou de codificador. Eles são usados para feedback de sinal do sistema de codificador para o inversor de frequência. A alta densidade de informações, como velocidade, posição angular e outras informações que são importantes para o uso correto dos acionamentos na tecnologia de automação, é transmitida no cabo usando diferentes combinações de fios de sinal. Isso significa uma mistura colorida de diferentes seções transversais, número de núcleos e combinações de blindagem. Essas combinações devem ser particularmente protegidas durante o movimento, o que é feito com o uso de blindagens de pares especiais ou jaquetas de elementos.
Longas distâncias e pequenos raios de curvatura representam um desafio especial, pois forças extremas atuam sobre o cabo. Ao fabricar um cabo de sistema de medição, é importante usar materiais selecionados e de alta qualidade, devido aos componentes sensíveis do cabo. Materiais de alta qualidade, como o TPE, um enchimento fundido extrudado e um revestimento interno robusto em toda a extensão, uma tela trançada particularmente apertada com alta cobertura e ângulo de trançado ideal são componentes essenciais que tornam o cabo do sistema de medição durável e à prova de falhas. Eles são particularmente importantes porque os cabos do sistema de medição são usados sempre que há movimento.
Aqui você pode encontrar mais informações sobre o cabo do sistema de medição chainflex®.
Artigos especializados sobre o assunto de materiais
Você pode fazer o download gratuito de informações muito mais detalhadas aqui

De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h