Alterar idioma :
O efeito stick-slip refere-se ao deslizamento brusco de corpos sólidos que se movem um contra o outro. Esse fenômeno ocorre quando se move um corpo cujo atrito estático é significativamente maior do que o atrito de deslizamento.
Imagine uma caixa de papelão pesada que você deseja empurrar em um piso liso. A caixa é pesada e, por isso, temos de exercer muita força para superar o atrito estático, ou seja, a resistência da caixa ao movimento. A caixa desliza. Devido à superfície lisa e ao baixo atrito de deslizamento resultante, a caixa acelera rapidamente. Entretanto, o rápido movimento de deslizamento da caixa significa que podemos transferir menos força. Eventualmente, a força que atua sobre a caixa não é mais suficiente para superar seu atrito estático. A caixa fica parada, o que significa que temos de aplicar muita força novamente para superá-la e o processo se repete. Aderência - liberação - deslizamento - frenagem - aderência - liberação... na realidade, esse efeito acontece muito mais rápido e se manifesta em uma gagueira.

1. força > atrito estático
A força (seta 1) supera o atrito estático (seta 2).
A caixa de papelão começa a se mover.

2. força = atrito estático
O atrito estático se transforma em atrito de deslizamento (seta 2) e a caixa desliza rapidamente.

3. força < atrito de deslizamento
A força (seta 1) não é suficiente para superar o atrito de deslizamento (seta 2)

4. força < atrito estático
O atrito de deslizamento se transforma em atrito estático. Se a força não for suficiente, a caixa para.
Esse fenômeno ocorre em uma ampla variedade de áreas. Os limpadores de para-brisa gaguejam no para-brisa de um carro. O giz range ao escrever no quadro se você segurá-lo no ângulo errado. As dobradiças das portas rangem. E os instrumentos de corda, como o violino ou o violoncelo, não funcionariam porque seus sons são produzidos por vibrações e oscilações entre as cordas e as cordas do instrumento.
No entanto, com materiais tribologicamente otimizados, esse efeito é indesejável. As vibrações causadas são transferidas para a construção geral e causam ruídos que geralmente são percebidos como rangidos ou chiados incômodos. O movimento de deslizamento desejado torna-se uma gagueira irregular e aumenta o desgaste da bucha. Esses efeitos podem ser neutralizados minimizando a diferença entre o atrito estático e o deslizante, usando materiais que amortecem a vibração, melhorando a rigidez da estrutura geral (consulte bucha de pré-carga) ou separando os parceiros de atrito envolvidos (por exemplo, por meio de lubrificação)
De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h