A igus tinha a solução perfeita: um módulo linear drylin SLW-25120 com um parafuso de avanço TR24x5. A série SLW tem perfis de eixo duplo de alumínio altamente resistentes à torção e é adequada para ajustes elétricos, tanto manuais quanto com um motor como o da VONJAN. O eixo é controlado por um sistema de controle de motor drylin D1, que é adequado para motores de passo, CC e EC/BLDC. A aplicação da VONJAN usa um motor de passo NEMA 24 com codificador e uma caixa de engrenagens 3:1.
O sistema foi configurado na igus usando os dados especificados para a VONJAN. O SLW-25120 é radialmente adequado para 2500N. Embora a distância central de 435 milímetros reduza a força máxima permitida, o perfil do eixo duplo de alumínio resistente à torção significa que o sistema VONJAN tem reservas mais do que suficientes. Com a ajuda da ferramenta on-line da igus, os cálculos e o projeto do motor e da caixa de engrenagens podem ser realizados facilmente. A VONJAN foi capaz de instalar o módulo linear pré-montado com caixa de engrenagens e motor, bem como a programação e as conexões do sensor sem nenhum problema.
O acionamento por parafuso de avanço não só permite a transmissão de forças muito altas, mas também atua como um dispositivo de segurança em caso de falha de energia ou do motor, de modo que o eixo não possa deslizar para baixo e destruir o laser. O fato de que a VONJAN às vezes monta pico lasers no valor de 100.000 euros para ajuste mostra sua confiança no sistema. Foi escolhido um motor de passo porque ele pode fornecer o torque máximo mesmo em baixas velocidades e o valor do passo pode ser definido para 0,72 graus usando o sistema de controle D1. E como o motor tem um codificador, o D1 sabe onde o carro está o tempo todo. Isso é muito importante para a programação dos testes. Por exemplo, um cliente encomendou um laser de reposição para seu sistema. A VONJAN o ajusta, define o ponto focal exato e o envia para o exterior por remessa expressa. Tudo precisa estar certo antes de sair, o cliente só precisa instalá-lo e, em seguida, seu sistema precisa funcionar novamente.
Para a configuração correta, o cabeçote do laser é montado no eixo e um material reativo é irradiado com baixa potência de laser. O eixo passa por um programa de movimento armazenado e o início e o fim da reação podem ser medidos no material reativo. Como o motor de passo registra a posição exata por meio do codificador, a VONJAN pode determinar o centro exato entre o início e o fim da reação, o ponto, na interface da Web. O CEO Tobias von Jan resume: