Um iate geralmente tem outro barco: um barco leve compacto ou um jet ski que leva os passageiros do ancoradouro para a terra e vice-versa. É nesse ponto que um sistema de elevação, plataforma ou garagem entra em ação.
A H+B technics GmbH & Co KG está se concentrando nesse mercado. Cerca de 1.000 sistemas de elevação com capacidade de carga de 350 a 2.500 kg são projetados e construídos a cada ano.
Os primeiros sistemas de elevação que a H+B desenvolveu e construiu há cerca de vinte anos ainda estão em uso. Esse fato favorece o design, bem como os componentes individuais, incluindo o fornecimento de energia. Eles precisam ser capazes de fazer muita coisa. Por exemplo, cerca de dois terços dos sistemas de elevação ficam permanentemente debaixo d'água, por isso precisam ser extremamente resistentes à corrosão e, portanto, feitos de aço inoxidável de alta qualidade.
O espaço de instalação também é uma questão importante, pois o espaço para o acionamento de giro é muito limitado.
Outros requisitos para a corrente: ela deve ser isenta de lubrificantes, de manutenção e de corrosão e, em geral, ter uma longa vida útil sob condições ambientais adversas. Um raio de curvatura estreito também é importante aqui.
E outra solução especial da H+B é usada para grandes iates com garagens. Um guindaste suspenso foi desenvolvido e fabricado aqui, que pega o barco e o coloca na posição de estacionamento usando um guincho. Para permitir a movimentação do carro do guindaste, são necessárias guias de perfil linear que, assim como a corrente de energia, devem ser resistentes à água do mar e livres de manutenção. Elas também não devem exigir lubrificação e devem ter uma longa vida útil sob condições especiais de operação. Além disso, é necessário um baixo torque de ruptura, mesmo após longos períodos de inatividade, e um baixo peso.