Alterar idioma :

O Jardim Ecológico-Botânico da Universidade de Bayreuth tem instalações exclusivas que são usadas por cientistas para experimentos e estudos de longo prazo. Em 16 hectares de espaço aberto e 6.000 metros quadrados de área de estufa, o jardim apresenta tipos de vegetação quase naturais de todo o mundo e, além da diversidade de plantas, ilustra suas relações e funções ecológicas. Uma das instalações do Jardim Ecológico-Botânico é o lisímetro. Com 28 bacias de teste individuais, ele oferece a oportunidade de quantificar o equilíbrio de água, nutrientes e carbono das culturas agrícolas. A instalação também é equipada com uma estufa rolante que cobre automaticamente parte das bacias plantadas quando chove, impedindo assim a precipitação. Dessa forma, é possível realizar experimentos com estresse de seca controlado, o que é particularmente urgente em vista dos períodos de seca cada vez mais frequentes. "Como parte de um novo projeto de pesquisa, tivemos que modernizar a estufa de rolos na instalação do lisímetro, pois ela não estava mais funcionando e não atendia mais aos requisitos de segurança atuais," explica Holger Quindt, Diretor de Engenharia Elétrica da Universidade de Bayreuth.

"Queríamos uma solução limpa e preparada para o futuro para o fornecimento de energia na estufa de rolos totalmente automatizada, e é por isso que decidimos em conjunto por um sistema completo flizz® básico," diz Oliver Köhler, engenheiro de vendas da igus®. "Além disso, não havia alternativa ao uso de um e-chain® do nosso ponto de vista, pois um sistema de barramento não é recomendado para uso externo devido às condições climáticas e à transmissão de sinal. Alternativas como um cabo de arrasto ou um sistema de festooning teriam sido muito propensas à manutenção e, nesse caso, muito caras. Nossa cadeia de energia da série E2/000 foi a escolha ideal para essa aplicação. Ela é econômica, fácil de instalar, muito robusta e funciona silenciosamente em longas distâncias de deslocamento de até 150 metros." O sistema básico flizz® é um sistema completo e consiste em uma cadeia de energia, que é preenchida com o cabo chainflex® altamente flexível da igus® e guiada com segurança e suavidade em uma caixa de aço inoxidável à prova de intempéries. O sistema básico flizz® foi projetado para proteger o cabo contra sujeira e condições climáticas extremas. O deslocamento da estufa de rolos totalmente automatizada na Universidade de Bayreuth é de cerca de 21 metros. Para compensar os desalinhamentos, uma extremidade móvel flutuante também foi instalada para aumentar ainda mais a vida útil de toda a aplicação. Os especialistas da igus® decidiram usar o cabo de controle chainflex® CF9, CF10 e CF77.UL.D, bem como o cabo do motor CF34.UL.D, devido à seção transversal e ao número de núcleos. Todos os cabos são resistentes a raios UV e projetados para as cargas mais altas. "Temos o maior laboratório de testes do setor, onde realizamos mais de dez bilhões de ciclos de teste por ano com cabos chainflex e chainflex®. Isso nos permite garantir uma confiabilidade segura, mesmo com longas distâncias de viagem, muitos ciclos e as condições ambientais mais extremas," diz Oliver Köhler.
Outra vantagem do sistema básico flizz® é sua instalação simples e fácil. "Desmontamos a antiga corrente de arrasto, descartamos o cabo e preparamos tudo para a instalação. Os cabos chainflex® foram entregues na universidade pré-montados com a e-chain® e montamos todo o sistema em um dia com a ajuda de um instalador da igus® - incluindo a calha, a e-chain®, o cabo e a caixa de aço inoxidável. Os componentes do sistema são perfeitamente coordenados, os comprimentos dos cabos até o gabinete de controle foram cumpridos com precisão e o e-chain® com os cabos passa com segurança e centralizado na calha. A montagem fácil e versátil da e-chain® da igus® em combinação com a alta estabilidade e a longa vida útil do cabo chainflex® nos impressiona sempre," Otto Schmidt tem o prazer de relatar. A pré-montagem também oferece várias vantagens. Oliver Köhler acrescenta: "Ao automatizar máquinas e sistemas, há vários motivos diferentes para optar por sistemas de fornecimento de energia pré-montados. Os custos de produção são reduzidos, as fontes de erro são praticamente eliminadas, os custos de planejamento do projeto são reduzidos e a confiabilidade é significativamente aumentada." Holger Quindt, da Universidade de Bayreuth, conclui: "Agora temos uma solução perfeita. A estufa de rolos funciona de forma totalmente automática, a segurança é garantida graças à igus® e à GERLITZ, e agora temos um sistema preparado para o futuro, do qual desfrutaremos por muito tempo."
De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h