Alterar idioma :

A UniShed 2, desenvolvida pela Gitec GmbH, é a primeira máquina de tecelagem Jacquard sem chicote do mundo.
Com a UniShed2, a Gitec GmbH desenvolveu um tipo completamente novo de máquina de tecelagem e, portanto, uma verdadeira inovação. Isso se deve ao fato de as máquinas trabalharem sem o chicote eletromecânico "" e, em vez disso, utilizarem eixos vibratórios, que são apoiados em mancais lisos da igus®. São utilizadas buchas de mancais feitas com o polímero de alto desempenho iglidur® J3.
A indústria têxtil está intimamente associada ao nome Jacquard: Por volta de 1800, Joseph-Marie Jacquard inventou o tear que leva seu nome em Lyon, que escaneia o padrão individual de tecelagem por meio de cartões perfurados. Dessa forma, ele fez uma importante contribuição para a automação de fábricas e também para o desenvolvimento da tecnologia de computadores: quase cem anos depois, pioneiros como Herman Hollerith usaram cartões perfurados como portadores de dados para as primeiras máquinas de aquisição automatizada de dados.
"Inicialmente, usamos mancais lisos de outro fabricante, que funcionavam perfeitamente tecnicamente, mas eram bastante caros. Como a indústria têxtil é muito sensível ao preço e cada eixo individual é armazenado muitas vezes, mudamos para os rolamentos® da igus."
Roland Micheln, chefe de desenvolvimento da Gitec GmbH

Joachim Mayr, consultor de vendas da igus, e Roland Michel, chefe de desenvolvimento da Gitec
Essa inovação oferece inúmeras vantagens. Chefe de Desenvolvimento Roland Michel "As máquinas permitem liberdade absoluta na modelagem porque o processo pode ser melhor controlado. Elas funcionam de forma extremamente confiável porque cada fio é monitorado opticamente. As máquinas também são muito compactas e consomem cerca de 20% menos energia."
Um primeiro protótipo da UniShed 2 já está sendo testado em campo por um usuário e outros estão sendo testados na Gitec. O desenvolvimento está atraindo muita atenção no setor têxtil e a Gitec espera um sucesso sustentável no mercado: "Estamos convencidos de que o novo princípio substituirá a tecnologia antiga em 80%."
Além disso, a absorção de umidade desse material, que foi incluído no programa padrão juntamente com outros 15 polímeros de alto desempenho desde o início do ano, é menor. Essa especificação também é muito importante para a Gitec, como explica Roland Michel: "Nossas máquinas são frequentemente usadas em países onde a umidade é muito alta. Lá, o plástico pode inchar durante o armazenamento, o que afeta a folga do rolamento."
De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h