Alterar idioma :
A Winkel desenvolveu um conceito de acionamento inovador na nova série Colibri de máquinas de armazenamento e recuperação, que permite uma dinâmica nunca antes alcançada e oferece ainda mais vantagens. O fornecimento vertical de energia e sinais para o dispositivo de manuseio de carga também é adaptado à alta dinâmica. O sistema de cadeia de energia guidelok slimline F da igus® é usado aqui, que foi desenvolvido para velocidades de até 7 m/s e acelerações de até 10 m/s2 e também é muito leve e compacto.

Com o acionamento sincronizado nos trilhos superior e inferior, o Colibri RBG é particularmente rápido e requer um sistema de fornecimento de energia ajustado para velocidades tão altas.
Quando se trata de guias lineares e sistemas de acionamento, a Winkel GmbH tem uma boa reputação no setor de manuseio de materiais. A empresa começou a desenvolver os sistemas de guia WINKEL para cargas pesadas há mais de 30 anos. O WINKEL ROLLE com o perfil de guia apropriado é usado principalmente em mastros de elevação de empilhadeiras industriais e sistemas de tecnologia de transportadores estacionários. Com base nesse sistema modular, a Winkel GmbH desenvolve e produz máquinas completas para tecnologia de elevação e transporte, que são usadas pelos principais fabricantes de sistemas e empreiteiros em geral como sistemas de curso e manuseio, eixos lineares de robôs, sistemas lineares de vários eixos ou unidades de armazenamento e recuperação.
Nesse campo de negócios, a Winkel GmbH tem realizado principalmente sistemas especiais específicos para clientes e aplicações ao longo de muitos anos. Recentemente, a empresa introduziu outro produto de série nesse exigente campo da tecnologia de transportadores: a unidade de armazenamento e recuperação "COLIBRI", que se caracteriza por uma dinâmica de deslocamento particularmente alta. Dipl.-Ing. Thomas Riffert, CEO da Winkel GmbH: "Descobrimos que muitos de nossos clientes têm requisitos semelhantes: uma unidade de armazenamento e recuperação muito dinâmica que se movimenta com alta precisão e permite a utilização máxima do espaço."
O novo conceito de acionamento permite uma dinâmica impressionante
A dinâmica do COLIBRI-RBG é de fato impressionante e pode ser acompanhada "ao vivo" no campo de testes da Winkel GmbH. O dispositivo se desloca horizontalmente a uma velocidade máxima de 6 m/s e a uma aceleração e desaceleração de 5 m/s2 - em todas as alturas. Durante a elevação, é atingida uma velocidade de 3 m/s e uma aceleração de 3 m/s2. Isso é possível graças a um conceito inovador de acionamento com travamento positivo: um acionamento central com controle de frequência nos trilhos inferior e superior engata-se a uma engrenagem em uma cremalheira; a sincronização ocorre mecanicamente por meio de um eixo cardan. Graças à sua rigidez, esse tipo de acionamento garante uma operação altamente dinâmica sem oscilação de carga, e não há necessidade de sincronização eletrônica complexa dos dois motores elétricos ou de um sistema anti-oscilação, que é quase impossível de ser implementado em velocidades tão altas.
Alto nível de segurança em um espaço de instalação compacto
Esse projeto especial de acionamento também tem um efeito favorável sobre a segurança e o tamanho da instalação da máquina automática de armazenamento e recuperação. Um sistema de freio de segurança testado pela TÜV garante que os amortecedores hidráulicos, que normalmente servem como batentes no final do corredor, possam ser omitidos. Isso economiza espaço adicional que os clientes podem preencher com mercadorias.
A construção leve traz vantagens - também para o RBG
Outra vantagem do novo acionamento é seu baixo peso. Thomas Riffert: "O acionamento sincronizado cria as condições para um projeto mecânico 30% mais leve, de modo que podemos usar um acionamento menor e, assim, trabalhar com eficiência energética, apesar da dinâmica muito alta."

Thomas Riffert, CEO da Winkel GmbH (à esquerda) e Christian Strauch, gerente do setor de manuseio de materiais da igus® (à direita), com um modelo do sistema de cadeia de energia usado no Colibri RBG.
O desafio do fornecimento de energia
Um dos desafios que os engenheiros da Winkel GmbH tiveram que resolver durante o desenvolvimento do "COLIBRI" foi o fornecimento de energia vertical para o dispositivo de manuseio de carga. Devido ao relacionamento de longa data com a igus®, inicialmente foi usada uma cadeia de energia com guidelokguidance. Esse sistema de orientação foi especialmente desenvolvido pela igus® para SRMs e outras aplicações de transportadores. Ele dispensa os canais fechados usuais ou outros compartimentos. Em vez disso, a corrente é fixada na calha por duas alavancas de balanço acionadas pelo raio.
O guidelok foi comprovado em várias aplicações, mas atingiu seus limites aqui devido às velocidades de deslocamento muito altas. Portanto, foi bom o fato de a igus® ter apresentado um novo sistema de guia quase ao mesmo tempo em que o primeiro "COLIBRI" foi concluído na Winkel GmbH.

O sistema de guia guidelok slimline F permite velocidades de deslocamento de até 7 m/s e acelerações de até 10 m/s2.
Fácil de instalar, guiado com segurança
O sistema com a designação guidelok slimline F ( "F" significa "fast") caracteriza-se pela orientação otimizada em comparação com os sistemas guideloks anteriores. A calha ainda é dispensada e segmentos de aço leves e finos são instalados a cada dois metros. Dois balancins acionados automaticamente nos segmentos mantêm a corrente no lugar e garantem um funcionamento silencioso e suave. Se a corrente passar pelo segmento no raio, o balancim é desativado e a corrente pode se soltar. Caso contrário, a corrente eletrônica® é mantida firmemente na guia pelos balancins. Essas alavancas de travamento são complementadas por trilhos-guia abertos entre os segmentos, o que permite uma dinâmica ainda maior e reduz significativamente o nível de ruído.
Com o guidelok slimline F, é possível realizar aplicações suspensas com mais de 50 metros de altura, e até mesmo transelevadores com movimentos muito rápidos podem ser abastecidos com energia: são possíveis velocidades de deslocamento de até 7 m/s e acelerações de até 10 m/s2.
Novo sistema se comprova na prática
Esse sistema se encaixa exatamente no perfil de propriedade exigido pela Winkel GmbH e foi instalado de acordo. Tanto na instalação de teste, que está em operação há mais de 24 meses, quanto nas primeiras aplicações práticas, o sistema de fornecimento de energia provou seu valor. Thomas Riffert: "A corrente é mantida de forma confiável na posição sem balançar. Ao contrário de um trilho condutor, também podemos usar a corrente para transmitir dados, o que significa que não precisamos de nenhum sistema optoeletrônico adicional." Outra vantagem é a operação sem manutenção do sistema de corrente e a instalação simples. E, do ponto de vista do custo, o guidelok slimline F também é convincente em comparação direta com o sistema de barramento.
Guia, corrente e cabo de uma única fonte - totalmente montados
A Winkel GmbH fornece os COLIBRI-RBGs com corrente de energia e guia, mas sem enchimento - o cliente se encarrega disso. A Winkel recomenda que os usuários usem cabos chainflex®® do programa igus®, que foram desenvolvidos para uso em sistemas móveis. A maioria dos clientes segue essa recomendação e encomenda sistemas readychain®® prontos da igus®, que só precisam ser inseridos na corrente e conectados no local.
Isso economiza tempo e custos, além de simplificar consideravelmente a logística - afinal, os usuários de SRMs são todos especialistas em logística da igus. Um argumento adicional a favor da entrega a partir de uma única fonte é a garantia do cabo de corrente fornecida pela vonigus®.
Na Winkel GmbH, não apenas o hardware "" do sistema de cadeia de energia é enfatizado positivamente, mas também a boa cooperação com a igus®. ThomasRiffert: "Se houver um problema em algum lugar, a igus® é caracterizada por uma enorme abertura. Trabalhamos juntos para analisar o que pode ser melhorado e encontrar rapidamente uma solução ideal."
Também adequado para SRMs de paletes
A Winkel GmbH está abrindo novos horizontes com o conceito COLIBRI, que teve uma resposta muito positiva. É por isso que o princípio agora também está sendo aplicado aos SRMs de paletes. Aqui também são obtidas as mesmas vantagens: manuseio acelerado de paletes e maior utilização do espaço. Isso corresponde ao lema da Winkel GmbH "Mais espaço para maior desempenho." Os novos sistemas de cadeia de energia da igus® criam um pré-requisito para isso.
Aqui você pode encontrar os produtos usados
Você pode encontrar mais aplicativos interessantes de uma ampla gama de áreas aqui
Para a competição de vetores
De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h