Alterar idioma :
Com a "CocktailAvenue", uma empresa iniciante de Friedrichshafen inventou uma maneira completamente nova de misturar coquetéis: Uma máquina assume essa tarefa. Isso abre um novo campo de aplicação, embora bastante exótico, para a tecnologia de automação. Envolvidos: sistemas de acionamento e cadeia de energia da igus®.
Eles passam aspirador de pó, limpam janelas e cortam a grama: Os robôs - ou, em termos gerais, os sistemas automatizados - não trabalham apenas na indústria, mas cada vez mais também em casa. Na Motek 2014, um sistema de automação exclusivo que realiza uma tarefa muito especial foi mostrado pela primeira vez: Ele mistura coquetéis - em um curto espaço de tempo e com alta precisão.
A maneira como o "CocktailAvenue" - como o sistema é chamado - funciona é fácil de explicar. O operador seleciona um coquetel no touchpad e coloca um copo no suporte, que é montado em um eixo linear e se move sob uma das nove garrafas. Um espigão de elevação se move para cima a partir do suporte, abrindo uma unidade de dosagem que despeja a quantidade desejada de bebida. O processo é repetido dependendo do número de ingredientes do coquetel. Em seguida, a unidade linear se desloca para uma estação separada, onde o copo é completado com um ou mais sucos - e a bebida está pronta.
Todo o processo é claramente visível, assim como a unidade. Um verdadeiro chamariz, não apenas para feiras industriais de tecnologia de automação, mas também para outros eventos, festas particulares e, é claro, para o setor de catering, pois os coquetéis são claramente "em".
A ideia da máquina de coquetel "" veio de Robert Becsei, em Friedrichshafen. Ele fundou a empresa start-up AlphaInvent e agora está trabalhando com seu parceiro de negócios Wilhelm Merker para desenvolver ainda mais a ideia de negócio, que despertou grande interesse de empresas de catering e operadores de bares, por exemplo. Isso não é surpreendente. Robert Becsei: "É realmente impressionante ver a máquina preparando coquetéis."
Mas também há razões factuais e econômicas a favor do CocktailAvenue, como explica Becsei: "A máquina não requer manutenção e a troca de garrafas também é fácil. Não há perdas na distribuição e o operador pode usar a função de documentação do sistema de controle para determinar rapidamente quais coquetéis estão vendendo bem em determinado horário do dia ou da noite."
No que diz respeito ao sistema de controle e ao seu software, o desenvolvimento do CocktailAvenue não foi um problema: Robert Becsei é especialista em TI e Wilhelm Merker é engenheiro elétrico. O planejamento do projeto dos componentes foi um desafio maior. Isso se aplica especialmente ao sistema de dosagem e ao acionamento linear.
O sistema foi desenvolvido para elementos de acionamento industrial, mas também é ideal para mover copos de coquetel. O eixo não requer lubrificante e, portanto, é a primeira opção para aplicações sensíveis à higiene. A combinação de materiais de alumínio e polímeros de alto desempenho com lubrificantes incorporados garante uma operação livre de manutenção. O acionamento também é isento de vibração, o que é importante quando copos de coquetel cheios precisam ser transportados. E o sistema é insensível à contaminação, mesmo contra gotas de xarope e outros ingredientes de coquetel que possam entrar no perfil ou na correia dentada. Além disso, o eixo linear também é um excelente exemplo de design no "CocktailAvenue".
Como o eixo volta ao ponto inicial e de referência após cada coquetel misto, o sistema de acionamento não precisa trabalhar com grande precisão. A versão básica do drylin® ZLW, que é fornecida à AlphaInvent pronta para instalação no comprimento necessário pela igus®, é, portanto, suficiente aqui.
O eixo linear também se comprova na prática nessa aplicação atípica, e a AlphaInvent está satisfeita tanto com a tecnologia quanto com a consultoria. Wilhelm Merker: "A igus® tem a flexibilidade que uma empresa iniciante precisa." Essa é outra razão pela qual a cadeia de energia no eixo também vem da igus®. Ela transporta energia e sinais para o pino de elevação, que é integrado ao suporte de vidro e aciona o sistema de dosagem. E ela fornece o sensor que verifica se um copo está no suporte - a máquina só inicia quando o operador seleciona um coquetel no touchpad.
Para o futuro próximo, os fabricantes da "" da AlphaInvent estão planejando expandir a série modular com mais ou menos suportes para garrafas. Também nesse caso, a igus® poderá fornecer o eixo rapidamente a partir do estoque. O desenvolvimento de uma máquina mais compacta com um magazine rotativo de garrafas também está em pauta. E, em médio prazo, provavelmente também haverá uma versão na qual o eixo de acionamento ficará oculto na carcaça. Mais informações sobre a "CocktailAvenue" podem ser encontradas no site www.cocktailavenue.de. Os fabricantes de sistemas de automação e outros bens de capital podem entrar em contato com a AlphaInvent caso queiram uma solução para o fornecimento automatizado de bebidas a seus clientes em uma feira ou outro evento. Do ponto de vista da tecnologia de acionamento e armazenamento, o lema é "igus® inside" - até mesmo no bar.
Você pode encontrar mais aplicações interessantes de uma ampla gama de áreas aqui
De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h