Alterar idioma :
Quando o apito soa em Gelsenkirchen e os times de futebol competem entre si, apenas a vitória ou a derrota contam. Mas aqui, também, nada funciona sem tecnologia. Os jogadores dominam no campo de jogo e uma corrente de energia de rolos sem manutenção sob o campo de jogo demonstra sua força ao mover o gramado.

Uma calha de 11.000 toneladas com o campo de jogo é movida usando sistemas de fornecimento de energia de roletes! O chamado "rol e-chain®" tem uma clara vantagem sobre as aplicações de deslizamento convencionais, especialmente em longas distâncias de deslocamento.
"O mundo nunca viu um estádio como este," disse entusiasmado o presidente da FIFA, Joseph Blatter, sobre a VELTINS Arena. A associação europeia de futebol, UEFA, classificou o local multifuncional em sua categoria mais alta como um "estádio cinco estrelas": "O local mais do que preenche os requisitos e poderia até ser classificado como um "estádio seis estrelas"." Uma de suas marcas registradas é o campo móvel. Ele é movido em uma distância simples de 170 metros com a ajuda de duas correntes de energia de rolo que economizam espaço e cabos especiais da igus.
De Bruce Springsteen à cúpula do governo
Esses hinos de louvor enfatizam a resposta que a arena recebeu desde sua inauguração em agosto de 2001. Em um espaço de tempo muito curto, ela se estabeleceu como um dos locais mais modernos do continente. A UEFA coloca o estádio na classificação mais alta, a Categoria 4. Até hoje, milhões de pessoas assistiram a mais do que apenas eventos esportivos. De corridas de stock car a shows musicais e biatlos, o estádio já sediou uma grande variedade de eventos.

O gramado fica basicamente apenas dentro do estádio durante os jogos.
O estádio, que foi financiado inteiramente pelo setor privado, impressiona por sua tecnologia. O gramado retrátil, o teto que pode ser fechado, a arquibancada sul móvel e o cubo de vídeo de grandes dimensões sob o teto são apenas alguns dos destaques técnicos. Com o "Knappenkarte", foi estabelecido um meio de pagamento sem dinheiro baseado na tecnologia de chip. O ingresso também é baseado na tecnologia de chip e controla o acesso de forma fácil e segura.
Calha gigante como uma gaveta: o campo retrátil
O campo de jogo da VELTINS Arena é mais do que apenas um gramado verde. Embutido em uma calha de 118 metros de comprimento e 79 metros de largura, ele é o único gramado da Bundesliga que se move para frente e para trás em uma distância de cerca de 340 metros. Ela foi modelada com base no Gelredome em Arnhem, na Holanda.

Corrente de energia, com roletes integrados nas laterais - insensível à sujeira e com economia de espaço.
"O gramado fica basicamente dentro do estádio apenas durante os jogos. Ao realocar o gramado, garantimos condições ideais para a sensível superfície verde. As arquibancadas do estádio são altas e geralmente impedem a luz solar direta. Isso tem um efeito perceptível no gramado, que de outra forma teria que ser substituído a cada poucos meses por um gramado laminado muito caro," explica o CEO da igus, Michael Blaß. "E quando o gramado é movido, nossas correntes de energia de rolos são usadas para o fornecimento de energia. Elas ocupam muito pouco espaço e provaram sua força desde o início."
O princípio do gramado móvel é relativamente simples. A calha de 11.000 toneladas é empurrada para dentro e para fora da arena como uma gaveta. Para garantir que isso funcione sem problemas, 16 trilhos de aço foram embutidos no chamado piso secundário, a fundação. Cada trilho tem 25 cm de largura e 300 m de comprimento e é usado para transportar a calha e a superfície gramada para dentro da arena.

Em um equipamento especial de teste de roletes em nosso laboratório interno, as correntes de energia são submetidas a testes extensivos, especialmente projetados para atender aos requisitos do cliente.
Correntes de energia de rolos: rolando em vez de deslizando
A corrente de energia de roletes da igus é predestinada para aplicações nas quais longas distâncias de deslocamento precisam ser alcançadas em altas velocidades. Esse é frequentemente o caso, por exemplo, das câmeras de linha de chegada ou da tecnologia de transportadores. O baixo coeficiente de atrito do sistema também pode economizar custos em aplicações lentas no setor de guindastes ou em sistemas de deslocamento, pois as dimensões dos acionamentos podem ser significativamente menores.
Com uma velocidade de 1,5 m/min e uma aceleração de 0,1 m/s², dois sistemas de fornecimento de energia operando em paralelo são usados em Gelsenkirchen para as longas distâncias de aproximadamente 170 metros. Para garantir o mecanismo de ajuste, dois sistemas de fornecimento de energia mais curtos, com aproximadamente 4 m de comprimento, também fazem parte do conceito geral.
"Um fator importante nessa aplicação é que o sistema de fornecimento de energia deve ser à prova de intempéries. É essencial que ele funcione em todas as condições climáticas," diz Michael Blaß, resumindo um dos principais requisitos. "Além disso, há a alta carga adicional em conjunto com o longo percurso. Como resultado dessa combinação, trocamos nossa corrente normal por uma corrente de energia de rolos. Aqui, os roletes são integrados às seções laterais. Como resultado, a força de acionamento necessária para mover a corrente de energia pode ser reduzida em 75%. É claro que o desgaste é significativamente reduzido. Além disso, os roletes evitam que a parte superior congele na parte inferior no inverno. A corrente funcionou perfeitamente desde o início em todas as condições ambientais!"
Cabos flexíveis a frio para sistemas de fornecimento de energia
Mas o escopo da entrega foi ainda maior. "Nós não apenas fornecemos os sistemas de fornecimento de energia, mas também os equipamos com nossos cabos chainflex especiais," explica Michael Blaß. O chainflex envolve cabos especiais para o sistema de cadeia de energia que foram exaustivamente testados em nosso próprio centro técnico.
Todos os cabos de controle e motor TPE flexíveis a frio empregados podem ser usados em ambientes internos e externos em uma faixa de temperatura de -35°C a +100°C. "Fomos a primeira empresa a desenvolver um sistema completo de cadeia de energia. Os cabos e as cadeias de energia são oferecidos em uma única fonte e, dependendo da aplicação, com uma garantia do sistema," diz Michael Blaß. A vantagem para o cliente é que o número de pessoas de contato é reduzido. E, se houver algum problema técnico, os especialistas estarão disponíveis o tempo todo.
De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h