Alterar idioma :
Na grande estação de tratamento de esgoto em Plauen, nosso sistema básico flizz fornece energia de forma confiável para a ponte raspadora. Ele substitui um enrolador de cabo motorizado e, desde então, o fornecimento de energia e sinal do clarificador primário tem funcionado sem problemas. O novo sistema - uma combinação pronta para instalação de cadeia de energia e gabinete de aço inoxidável - foi desenvolvido especialmente para atender ao perfil de exigências das operações da estação de tratamento de esgoto.

O clarificador primário da estação de tratamento de esgoto de Plauen
Condições ambientais especiais para a cadeia de energia
O raspador móvel no clarificador primário, que se desloca em um pórtico acima do clarificador primário, leva vários minutos de cada vez para transportar óleos, gorduras e o lodo sedimentado até o final da bacia, onde tudo é bombeado e enviado para a estação de tratamento. Isso significa que os eixos não funcionam a cada segundo. No entanto, apesar da baixa velocidade, essa não é uma aplicação "low end" para movimentação de tubulações. Pelo contrário: O sistema de fornecimento de energia precisa funcionar o ano todo em ambientes externos, em operação 24 horas por dia, 7 dias por semana, sob geada, luz solar intensa, em ambientes corrosivos, às vezes agressivos, e com manutenção mínima.
Procura-se: alternativa ao enrolador de energia motorizado
A solução convencional para essa aplicação é um enrolador de cabo motorizado que se desloca na ponte do raspador e enrola o cabo para cima e para baixo de forma sincronizada com a posição do raspador. No entanto, esse sistema pode causar problemas, como perceberam os responsáveis pela estação de tratamento de esgoto de Plauen. Andreas Schubert, mestre em águas residuais e responsável por uma área de mestre artesão na operadora da usina ZWAV (Zweckverband Wasser und Abwasser Vogtland): "Como o cabo é colocado na parte superior da bacia, ele pode se torcer e até congelar em condições de congelamento. Em seguida, ele é atropelado pelo raspador e precisa ser substituído."
Isso aconteceu várias vezes em Plauen, onde são tratadas as águas residuais de cerca de 70.000 habitantes e da indústria local, e levou a altos custos de reparo: Os cabos são adaptados às condições ambientais adversas e, portanto, são caros. Nessa situação, os operadores da estação de tratamento de esgoto buscaram alternativas.

O sistema flizz básico no clarificador primário tem 58 m de comprimento
flizz básico: solução padrão para tecnologia de estação de tratamento de esgoto
Uma das empresas contatadas foi a igus - em boa hora, já que um novo padrão para a tecnologia de estações de tratamento de esgoto acabara de ser finalizado: Nosso sistema flizz básico - uma solução completa para o fornecimento de energia móvel para raspadores, peneiras e outros sistemas de estações de tratamento de esgoto. Ele consiste em uma cadeia de energia E2, que é preenchida com os cabos chainflex testados e comprovados e guiada com segurança e suavidade em uma caixa de aço inoxidável à prova de intempéries. O sistema compacto e robusto é adequado para instalação no piso e na parede, permite deslocamentos de até 200 m e foi desenvolvido desde o início para muitos anos de operação sem problemas com o mínimo de manutenção.

A cadeia de energia transporta energia e sinais para a ponte raspadora
Instalação na parte interna da bacia - operação sem problemas
Isso, bem como a relação preço-desempenho, convenceu o operador da estação de tratamento de esgoto em Plauen, de modo que nada impediu a instalação. Diversas características especiais foram levadas em conta na oferta. Por exemplo, o clarificador primário da usina de Plauen é relativamente longo, com quase 60 m, e o sistema móvel de fornecimento de energia teve de ser instalado na parte interna da bacia. A resistência à corrosão é, portanto, extremamente importante nesse caso, assim como a operação o mais livre possível de manutenção e desgaste: o flizz básico não pode ser acessado sem drenar a bacia.
O novo sistema foi instalado no verão de 2013 e tem funcionado sem problemas desde então. Schubert diz: "Não ocorreram problemas. Com o enrolador de cabo motorizado, certamente teríamos tido pelo menos mais um acidente."
De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h