Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Aerodinâmica ativa, integração funcional e um design apelativo - otimização com vários objetivos com impressão 3D

  • O que era necessário: Um sistema de spoiler traseiro activo
  • Método de fabricação: sinterização seletiva a laser com pó de sinterização a laser
  • Requisitos: Componente complexo, baixos coeficientes de atrito, baixo peso, tempo de projeto e custos reduzidos
  • Material:iglidur i3
  • Indústria: Automotiva
  • Sucesso por meio da colaboração: Grande economia de tempo, custos reduzidos, estrutura de componentes altamente complexa pode ser produzida em uma única peça
Resumo da aplicação:
O conceito "WING3D" do projeto de pesquisa OptiaMix é um sistema de spoiler traseiro que usa impressão 3D para obter aerodinâmica ativa. Um dos problemas com spoilers traseiros fabricados com métodos convencionais é que não havia forma de integrar a hidráulica no suporte. A interação de vários materiais, como alumínio e plástico iglidur tribologicamente otimizado, fornece ao sistema uma funcionalidade inovadora para ajustar o spoiler enquanto aumenta a resistência à abrasão.
 
Mais sobre o iglidur I3
Buchas autolubrificantes altamente complexas em iglidur I3 possibilitam um funcionamento com baixo atrito e livre de manutenção (copyright: EDAG Engineering GmbH) Buchas autolubrificantes altamente complexas em iglidur I3 possibilitam um funcionamento com baixo atrito e livre de manutenção (copyright: EDAG Engineering GmbH)

Problema

O projeto de investigação OptiAMix do Grupo EDAG com a igus GmbH visava construir um spoiler traseiro ajustável que mudava de posição com base na dinâmica de condução do carro. O ajuste ativo do spoiler requer componentes resistentes ao desgaste com um baixo coeficiente de atrito. Era necessário um material robusto para que ainda houvesse espaço suficiente para uma hidráulica integrada. Com os processos de fabricação convencionais, a implementação dos componentes leves altamente complexos necessários para tal era dificilmente exequível, uma vez que o planeamento e a produção destes componentes são demasiado demorados e dispendiosos.

Solução

Mas a impressão 3D permite que cada peça seja concebida e impressa de modo a ser totalmente funcional e visualmente apelativa. Ao mesmo tempo, pode ser utilizada uma grande variedade de materiais, permitindo uma impressão personalizada de componentes leves. Ao utilizar uma bucha impressa em 3D em iglidur I3, um polímero igus tribologicamente otimizado, o sistema de asa traseira pode ser operado com significativamente menos atrito e manutenção do que com um plástico normal. O polímero de elevada performance tem até 30 vezes a resistência ao desgaste dos materiais convencionais de sinterização a laser e é o material perfeito para ajustar o spoiler. Em contraste com os métodos de produção como a usinagem ou a injeção, foi possível realizar o interior complexo da peça através da impressão 3D de forma fácil e rápida - em uma só peça.

Livre de manutenção graças aos insertos de buchas autolubrificantes impressas em 3D

Foram também utilizadas buchas autolubrificantes impressas em 3D em um sistema de spoiler traseiro. A grande vantagem do procedimento é a impressão rápida dos componentes altamente complexos, o que não teria sido viável tão facilmente com os processos de fabricação convencionais. O formato especial e o interior complexo podem ser produzidos em uma só peça com fabricação aditiva. Isto reduz os custos e torna a produção eficiente. Especialmente no sistema de spoiler ativo, é importante que seja possível um ajuste com baixo atrito. Na igus GmbH, sediada em Colônia, a impressão 3D é utilizada para transformar o iglidur I3, um polímero desenvolvido especificamente para impressão, em buchas autolubrificantes que são resistentes ao desgaste e de baixo atrito. As peças autolubrificadas são também isentas de manutenção e ideais para o ajuste do spoiler.
Um ajuste de baixo atrito à situação de condução não é problema com buchas iglidur I3.

Elevados requisitos de design com plena funcionalidade

Foi fabricado um suporte biónico de alumínio para o spoiler e o seu sistema hidráulico integrado. Este último atinge até 90 bar de pressão de óleo a partir do movimento do pistão, permitindo um ajuste do ângulo sem degraus de 6° a 42°. Um cabo elétrico para o sensor de posição e detecção de ângulo é instalado no suporte, permitindo que o spoiler se ajuste ativamente à situação de condução. Está também prevista uma função de travamento, complementada por uma luz de freio LED no suporte. Foram também utilizados buchas autolubrificantes impressas em 3D para reduzir o atrito. Todos os componentes para os quais foi utilizado a fabricação de aditivas são adaptadas precisamente aos outros componentes sem comprometer a função ou estética - uma interação fantástica de forma e função que eleva a impressão em 3D para um novo nível de design.
Um desenho atrativo e uma elevada funcionalidade são possíveis graças à impressão 3D. (Copyright: EDAG Engineering GmbH) Um desenho atrativo e uma elevada funcionalidade são possíveis graças à impressão 3D. (Copyright: EDAG Engineering GmbH)

Sistema ativo sem sacrifícios graças ao iglidur I3

O iglidur I3 foi desenvolvido especificamente para a sinterização a laser, e a sua resistência ao desgaste é até 30 vezes superior à dos materiais convencionais de sinterização a laser. Os lubrificantes sólidos integrados no polímero otimizam as propriedades de deslizamento das peças, assegurando uma vida útil especialmente longa em várias áreas de aplicação. O iglidur I3 dá ao sistema ativo o polímero de elevada performance que necessita para combinar forma e função. As peças autolubrificadas do processo aditivo asseguram um ajuste de baixo atrito e livre de manutenção nos pontos de apoio do spoiler. Isto proporciona uma longa vida útil do sistema que seria impossível neste momento com outros plásticos.
Ir para o serviço de impressão 3D
Pó SLS iglidur I3 Pó SLS iglidur I3

Outros exemplos de aplicação para componentes impressos em 3D podem ser encontrados aqui:

Todos os aplicativos do cliente em um piscar de olhos

Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Photo
Marcelo Fialkowski

Especialista em Mancais, Impressão 3D, Engrenagens, Materiais para usinagem e Rolamentos

Envie um e-mail

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h