Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488

Sistema de esteira porta cabos ao invés de enrolador de cabos

Ótimo funcionamento em estação de tratamento de água desde o ano 2000
Problema: A torção dos cabos leva à um rápido desgaste

Qual a melhor maneira de fornecer energia para uma "ponte raspadora" de um clarificador? {HA} O Aggerverband decidiu não utilizar mais a solução convencional com enrolador de cabos e optou por um sistema de esteiras porta cabos da igus ® LBT Flizz. O resultado: O sistema vem operando perfeitamente, sem interrupções, na estação de tratamento de água Waldbröl-Brenzingen desde o ano de 2000.

O sistema de "raspador" como a fonte de alimentação longitudinal, viaja por meio de um acionamento de engrenagem, a uma velocidade de 1m/min
24 horas por dia, 256 dias por ano.O "raspador" requer sinais de energia e de controle, como bombas abaixo da superfície da água. Originalmente, um enrolador de cabos foi utilizado para o fornecimento de energia. Os responsáveis pela aplicação não estavam satisfeitos com esta solução, porque com os movimentos "de trás para frente" o atrito do cabo contrubuiu para o aumento do desgaste.

Adequado para condições ambientais adversas

O sistema Flizz LBT® da igus® oferece resistência para todos os tipos de condições climáticas, com o seu sistema que pode ser adaptado através de sua estrutura modular. Ambos componentes em polímero e metálicos são protegidos contra corrosão e possuem uma longa vida útil. 'A esteira fechada impede a entrada de folhas e contribui para um bom funcionamento do sistema. 'Gases agressivos, como a mistura de hidrossulfureto que surge no tratamento de água com resíduo, não prejudicam a operação do sistema flizz® . O pior cenário seria o congelamento da esteira no perfil LBT, e consequente o fracasso da planta em temperaturas abaixo de 0 ° C. Devido à pequena superfície de contato entre a esteira e a calha, e o formato especial dos perfis LBT-Flizz ® , não são densenvolvidas forças perigosas durante o congelante sereno na parte da manhã.

Sistema antigo com enrolador de cabos, em vez do sistema de esteiras porta cabos

A situação inicial no clarificador final

 
Custos de manutenção reduzidos drasticamente

Ao todo, 38 metros de calha guia foram instaladas no clarificador final. 'Os cabos tem cerca de 20 metros de comprimento, além dos cabos eléctricos para as três bombas e para o motor móvel, 16 cabos de comunicação, bem como um cabo de bus especial são acomodados na calha. Os cabos especiais Chainflex ® da série CF9, CF10 e CF31 tem um revestimento externo de TPE e podem ser utilizados em temperaturas que variam de -25 ° a 100 ° com um raio de curvatura mínimo de 5xD. 'A esteira porta cabos comprovada e testada da série E2 Série, Tipo 250.07.100.0 foi utilizada para o fornecimento de energia. Uma lateral off-set de até 150 mm, deve ser sempre calculada para raspadores longitudinais deste tipo série. Para compensar esse desalinhamento transversal, a igus ® desenvolveu um ponto móvel flutuante para ser instalado no braço da ponte do raspador. O sistema está funcionando perfeitamente, desde sua instalação que foi realizada há mais de 5 anos atrás. Não é surpreendente que o Aggerverband está satisfeito com as soluções e os serviços da igus ®, que marcaram altos pontos.

Atrito mínimo das esteiras porta cabos, graças à barra de deslizamento integrada no perfil

Sistema flizz® e Esteiras porta cabos na calha guia.

 
LBT Flizz ®: Testada e comprovada em muitas aplicações

Devido ao design robusto, muita outras aplicações potenciais já foram realizadas, por exemplo, na chuva em uma queda ou em guindastes dentro do porto. Além disso, os componentes são resistentes aos produtos químicos comuns, gorduras e solventes. Portanto a igus® fornece o sistema LBT Flizz ® também para os fabricantes e operadores de equipamentos galvânico e outras plantas de engenharia química.

Mais informações sobre os produtos aplicados
Further interesting applications from extremely diverse areas can be found here.