Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Sistema de recuperação de calor da máquina - o conceito de aquecimento da igus com calor residual

Desde 2021, usamos 100% de eletricidade verde em nossa unidade de produção em Colônia. Com a substituição das injetoras antigas por novas com 40% mais eficiência energética, reduzimos o consumo de energia elétrica em 11% em relação ao aumento das horas de produção. 
Usamos gás para aquecer nossos prédios de produção e escritórios. Mudamos para o gás climaticamente neutro em 2021, mas estávamos preocupados por estarmos a usar recursos para aquecimento quando já estava a ser gerado calor suficiente, nomeadamente nas máquinas de moldagem por injeção. E, a partir de 2023, temos cerca de 800 destes, distribuídos por vários edifícios. Como conseguimos usar o calor residual? Foi o que uma equipe de engenheiros da igus se perguntou e começou a experimentar. O resultado: o conceito de aquecimento sem gás aproveitando o calor residual das máquinas. O plano: deixar de aquecer edifícios com gás nas instalações da empresa em Colônia e tornar o conceito disponível gratuitamente para engenheiros e engenheiros mecânicos, ou seja, para a indústria.

A ideia

Durante o processo de moldagem por injeção, os motores hidráulicos das máquinas de moldagem por injeção são aquecidos. Para evitar o superaquecimento, os motores são resfriados com água de refrigeração. A água de resfriamento é fornecida por torres de resfriamento, de onde a água fria é bombeada para as máquinas. Lá, a água de resfriamento absorve o calor residual dos motores e é aquecida e alimentada ao termoventilador. Um ventilador localizado no termoventilador aquece o ar aspirado e, assim, aquece o salão. Ao mesmo tempo, a água de resfriamento aquecida esfria durante esse processo e é bombeada de volta para a torre de resfriamento e o processo começa novamente.

O sistema é adaptável de forma variável e permite a garantia de temperaturas constantes mesmo em áreas de produção específicas. Não utiliza o desvio via trocador de calor, o que levaria a perdas de temperatura. O aquecimento adicional da água usando compressores também não é necessário. Como o calor é extraído da água quente à medida que passa pelo termoventilador, a necessidade de resfriamento da torre de resfriamento também diminui, o que, por sua vez, economiza energia.
Representação esquemática do conceito de aquecimento Representação esquemática do conceito de aquecimento

Visão detalhada da unidade de controle Visão detalhada da unidade de controle

A unidade de controle em detalhes


O dispositivo desenvolvido por nossos engenheiros garante que um termo ventilador dentro do pavilhão de produção seja alimentado com energia térmica máxima e, ao mesmo tempo, evita que as máquinas sejam danificadas por temperaturas excessivamente altas no fluxo de retorno. 
A água de refrigeração aquecida das máquinas entra no aparelho através da entrada no lado direito do aparelho. A água flui através da válvula de esfera eletricamente ajustável para um medidor de vazão que mede a temperatura. A temperatura da água de resfriamento nesta área deve ser pelo menos igual à temperatura ambiente desejada para que a água possa ser direcionada para o termoventilador através do coletor de sujeira e da válvula de esfera manual. Caso contrário, a válvula de esfera elétrica bloqueia a passagem e abre o bypass através da válvula de esfera elétrica. A água esfria ao passar pelo termoventilador. Esta temperatura é registrada pelo sensor de temperatura. A saída de calor do ventilador pode ser calculada a partir da diferença de temperatura e do fluxo, que é mostrado no visor. Como há água quente dentro dos canos, o aparelho pode ser travado para evitar queimaduras. Como sempre há sujeira nas tubulações de retorno, uma armadilha de sujeira é usada para filtrar partículas grossas. Para substituí-la de tempos em tempos, a válvula de esfera pode ser girada manualmente. Isso evitará que a água flua de volta do aquecedor do ventilador e inunde a unidade.

O que acontece depois


Às vezes, o tempo entre a ideia e a implementação passa rapidamente, como é o caso do nosso projeto de "aquecimento de hall". Você testa e experimenta coisas e, de repente, surge a inovação e seus colegas podem trabalhar com suas camisetas, mesmo que o gás esteja desligado. A partir de abril de 2023, estamos em processo de preparação do nosso conceito para que possamos disponibilizá-lo gratuitamente. Falaremos sobre isso na Hannover Messe 2023. Se quiser saber quando e como pode beneficiar do nosso conceito de calor residual, subscreva a nossa newsletter ou visite esta página regularmente. 
Inscrições para a newsletter informativa
ícone da área de transferência

Saiba mais sobre a igus


Plásticos e sustentabilidade

Planta pequena O plástico pode ser sustentável. Consideramos a sustentabilidade de nossos produtos em três fases: durante a produção, em uso e no final da vida útil do produto. Dois aspectos em particular nos ocupam há anos: produção neutra em CO2 e "zero desperdício de plástico", ou seja, não ter desperdício na produção. É justamente aqui que muitas medidas, algumas delas menores, nos aproximam do grande objetivo. 

Indo com curiosidade para o futuro

IMPS, a feira interna física que pode ser experimentada virtualmente Pesquisas em uma área de 3.800 m 2 , ouvidos abertos para ideias de clientes e apresentações anuais de inovação em nossa feira interna e em muitas feiras comerciais em todo o mundo... tudo isso é o que inovação significa para nós. Queremos trabalhar com nossos clientes para encontrar novas soluções mais rapidamente. Estamos atentos não só aos problemas atuais, mas também aos desafios do futuro. A digitalização, por exemplo, permeia todas as estruturas da igus e está intimamente ligada à inovação.

Visita virtual à fábrica do igus

Visita virtual à fábrica do igus Você gostaria de ver nossa matriz em Colônia por dentro? Mergulhe em nosso mundo 360° VR, descubra uma grande variedade de estações e observe nossos funcionários no trabalho. Todas as estações também são acompanhadas de informações interessantes sobre a fábrica e as máquinas. Vamos lá!