Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Prototipagem rápida e construção de protótipo em plástico


Protótipos funcionais de plástico de alto desempenho

  • Amostra de componentes feitos de plástico resistente à abrasão – De peças únicas a produção em série
  • Economia de tempo adicional com pedidos online simples e entrega rápida: pedidos feitos antes do meio dia podem ser entregues durante a noite - sem custo adicional para pedidos acima de € 150
  • Grande variedade de materiais: plásticos de alto desempenho para construção de protótipos (Precisa de ajuda com a seleção?) 
  • Consultoria competente para planejamento e design de projetos 

Nossos serviços de prototipagem

Tornar as ideias tangíveis — Na engenharia mecânica, os protótipos garantem que os modelos estejam disponíveis rapidamente, acelerando o desenvolvimento de produtos, visualizando novos conceitos e reduzindo consideravelmente os erros de projeto. Além das peças em série, a igus® tem uma grande experiência na produção de peças e protótipos especiais para uma ampla variedade de aplicações móveis e pode fornecer suporte profissional ao seu projeto.
Saiba mais sobre a construção de protótipos com igus

Fabricação aditiva

Prototipagem rápida com fabricação aditiva
  • Configurar modelos 3D online ou fazer upload de modelos
  • Nenhum custo de ferramenta
  • Preços e prazos de entrega imediatamente disponíveis
  • Enviadas à partir de 24 horas
Serviço de impressão 3D para peças resistentes ao desgaste

Rapid Tooling/Ferramental rápido (print2mold)

Protótipos e componentes de amostra da moldagem por injeção
  • Construção rápida e econômica de ferramentas com fabricação aditiva
  • Todos os 55 materiais iglidur®
  • Ideal para componentes de teste e pré-produção do material original
  • Peças moldadas por injeção especiais em menos de cinco dias úteis
  • Construção rápida e econômica de ferramentas com fabricação aditiva
  • Possível com todos os materiais iglidur
  • Ideal para componentes de teste e pré-produção do material original
  • Peças moldadas por injeção especiais em menos de cinco dias úteis

Rápido ciclo de desenvolvimento de produtos: da prototipagem rápida à fabricação rápida

Produção de peças e séries moldadas por injeção, tudo a partir de uma única fonte

1. Prototipagem rápida: Faça o upload do modelo 3D do seu componente de função de maneira rápida e fácil para o serviço de impressão 3D online. Aqui, você vê imediatamente o preço, o prazo de entrega e a seleção do material. Ao mesmo tempo, a produtividade é testada em relação à espessura da parede e tamanho do componente. Na impressão 3D,  a igus® usa apenas seus próprios materiais de buchas autolubrificantes, cuja resistência ao desgaste é até 50 vezes a dos materiais de impressão 3D convencionais.
 

2. Ferramental rápido (print2mold): Se houver requisitos especiais de material que os materiais de impressão 3D existentes não possam atender, o print2mold será usado. Também é selecionado quando protótipos ou componentes pré-série devem ser feitos do material da série posterior. No método print2mold, a fabricação aditiva é usada para fabricar o molde de injeção em plástico ou metal , que é 80% mais barato que  os moldes de injeção fabricados por meios convencionais. Os moldes fabricados dessa maneira são usados para fabricar sua peça especial resistente ao desgaste em menos de cinco dias úteis. Eles podem ser usados para vários pedidos, o que permite uma maior redução de custos.  
 

3. Fabricação rápida: Se o material e o molde do protótipo para a sua aplicação forem úteis, o componente desejado poderá ser reordenado com o método de fabricação mais adequado. Esse método pode ser o Rapid Tooling (Ferramental rápido) (10 a 10.000 unidades), fabricação mecânica a partir de tarugos (10 a 10.000 unidades), moldagem por injeção regular (3.000 unidades ou mais)  ou sinterização a laser (1 a 10.000 unidades). Ficaremos felizes em aconselhá-lo – a igus® o ajudará em todas as etapas de desenvolvimento do produto.


Materiais iglidur® para construção de protótipo

Plásticos resistentes ao desgaste para prototipagem rápida com suas próprias plantas

  • Filamentos 
  • Pó de sinterização a laser
Loja de material de prototipagem rápida
  • Grande variedade de materiais
  • Barras redondas, barras ocas, e placas
Loja de tarugos de plástico

Aplicações e referências de nossos clientes


O que é prototipagem rápida ...

... e como isso pode ajudar minha empresa?

Definição de prototipagem rápida: Na engenharia mecânica, "prototipagem rápida" é usada para se referir à fabricação rápida de componentes de amostra que começam com um modelo 3D digital. Na linguagem comum, "prototipagem rápida" é uma das categorias de fabricação aditiva, mas no desenvolvimento de produtos, em particular, o termo é entendido especificamente como um método para testes rápidos de projeto em condições reais.  
 
Vantagens da prototipagem rápida:

Velocidade – feedback mais rápido, desenvolvimento mais rápido, entrada mais rápida no mercado

Quem otimiza seus processos de desenvolvimento de produtos vence a competição por soluções inovadoras. A prototipagem rápida e seus processos generativos permitem que novos conceitos sejam realizados rápida e iterativamente, testados e facilmente adaptados. Designers e partes interessadas podem testar protótipos totalmente funcionais mais rapidamente – diretamente no aplicativo – e fornecer feedback, eliminando a necessidade de etapas intermediárias e garantindo que o produto acabado esteja pronto para começar mais cedo do que com os métodos convencionais de prototipagem.  
 

Economia – menos esforço, menos erros, custos mais baixos

Eliminar instalações, ferramentas especiais e esforços manuais reduz custos. A prototipagem rápida é baseada em modelos digitais que não precisam ser armazenados e cujo ajuste não envolve custos adicionais. Os modelos 3D de protótipos podem ser fabricados rapidamente a baixo custo, como peças únicas ou pequenas séries , por prestadores de serviços especializados que possuem a experiência necessária e os vários sistemas necessários para obter o melhor resultado possível. Porém, a construção de protótipos com os próprios sistemas da empresa pode ser lucrativa se forem usados com frequência, uma vez que o tempo de fabricação e os custos associados aos serviços externos são eliminados.  Testes com protótipos funcionais desde a fase de desenvolvimento reduzem bastante o risco de erros durante a fabricação do produto final, uma vez que o design, o material e o ajuste já foram extensivamente testados naquele período.  
 

Flexibilidade – mais latitude de projeto, mais otimização, mais inovação

Os métodos de fabricação aditiva e de prototipagem rápida permitem a implementação de idéias e projetos que eram completamente impensáveis ou muito difíceis de colocar em prática. Isso permite que soluções inovadoras sejam rapidamente realizadas, testadas, otimizadas e refinadas até que funcionem como pretendido. Ele também abre muitas opções para a seleção de materiais, pois os protótipos podem, sem muito esforço, ser fabricados com o material necessário ou vários materiais e comparados diretamente entre si na aplicação. Assim, é possível fabricar vários protótipos de vários materiais, a fim de mapear diretamente múltiplas funcionalidades.  
 

Sustentabilidade – processos mais rápidos, menos desperdício, mais reciclagem

Os métodos de fabricação generativa criam muito menos desperdício que os subtrativos e exigem menos material. Embora alguns métodos exijam a criação de estruturas de suporte que devem ser removidas após a impressão, o pó não utilizado para métodos como a sinterização seletiva a laser pode ser reutilizado para outros protótipos. O tempo e o material economizados na prototipagem rápida podem ser usados para outros projetos.

Prototipagem rápida a partir de um modelo 3D
—> Método de prototipagem rápida
  • Sinterização seletiva a laser (SLS)
  • FDM (Modelagem de deposição fundida)
  • Rapid Tooling/Ferramental rápido: peças moldadas por injeção de moldes impressos em 3D
  • Métodos subtrativos: tarugos
  • Outros métodos comumente usados que a igus® (ainda) não usa
  • Qual método é mais adequado ao meu projeto?

—> Tipos de protótipos
  • Protótipo de design
  • Protótipo geométrico
  • Protótipo funcional
  • Protótipo técnico
  • Prototipagem industrial: pequenas séries para itens como veículos de pré-série

Métodos de prototipagem rápida

O processo usado para fabricar protótipos depende dos requisitos da aplicação. As propriedades mecânicas de uma amostra são determinadas não apenas pelo material, mas também pelo método de impressão. O tempo e a quantidade dos protótipos a serem produzidos também afetam a escolha do método de impressão.

Sinterização seletiva a laser

Esse método é adequado para fabricar peças individuais personalizadas de até 10.000 unidades. Envolve um laser que derrete o pó termoplástico camada por camada para criar a peça especificada. Os protótipos criados com esse método apresentam uma alta capacidade de carga. É o processo de fabricação aditiva mais usado na igus, pois a resistência, a precisão e o preço dos componentes são superiores. Várias opções de acabamento são oferecidas, como colorir ou polir.

Modelagem de deposição fundida (FDM)

Baseado em filamentos plásticos especiais, esse método cria componentes especialmente robustos em pequenas quantidades. Uma vantagem importante do método FDM é a ampla seleção de materiais para requisitos especiais, como altas temperaturas e contato com alimentos e a combinabilidade comparativamente simples de vários materiais para produzir um protótipo. Esse método não permite que geometrias complexas sejam mapeadas de forma tão flexível quanto a sinterização a laser.

Ferramentas rápidas (print2mold): peças moldadas por injeção a partir de ferramentas de moldagem por injeção fabricadas aditivamente

Para prototipagem industrial, produção de alto volume de protótipos funcionais e requisitos de materiais especiais, a fabricação aditiva de ferramentas de moldagem por injeção é frequentemente uma boa ideia. Uma seleção maior de materiais está disponível, pois nem todo plástico está disponível para impressão 3D. Essa tecnologia permite a fabricação de protótipos técnicos em grande parte idênticos ao produto final, mas as peculiaridades da liberdade de design do limite de moldagem por injeção são mais do que os protótipos impressos em 3D. Dependendo dos requisitos e do número necessário de unidades, os moldes de injeção são fabricados com metal ou com o método de estereolitografia (SLA).

Métodos subtrativos: tarugos

Os protótipos fabricados a partir de barras também permitem que as propriedades mecânicas e do material sejam mapeadas desde a fase de teste e testadas em sua funcionalidade total. Esse método envolve o material sendo removido mecanicamente por métodos como o fresamento para fabricar a peça de trabalho necessária a partir da matéria-prima. A vantagem dessa tecnologia é que ela remove certas limitações presentes na impressão 3D, como espessura mínima da parede. A seleção de material para prototipagem com barras de material é maior do que para manufatura aditiva. A vantagem de custo desse método está na produção de grandes quantidades ou peças especialmente simples.

Outros métodos de prototipagem comumente usados

Embora a igus use os métodos listados acima para fabricar protótipos de plástico, existem vários outros métodos usados para a produção de protótipos, incluindo fundição a vácuo, elaboração de contorno, formação de pó a laser, moldagem de quebra-cabeça espacial e fabricação de laminados em camadas.

Tipos de protótipos

  • Protótipo de design: Este tipo de protótipo é construído para testar se o objeto realizado atende aos requisitos ópticos e se encaixa no conceito geral. Esses modelos não têm funcionalidade e podem ser fabricados em plásticos padrão.
  • Protótipo geométrico: Possui as dimensões exatas do aplicativo e pode ser instalado para verificar se outras modificações são necessárias para o ajuste. Isso também permite que os requisitos do material necessário sejam verificados e firmados.  
  • Protótipo funcional: Mapeia as funcionalidades centrais do componente planejado e pode ser testado diretamente no aplicativo. Para isso, é recomendável que uma pequena série de peças de amostra seja fabricada para que possam ser testadas sob várias condições
  • Protótipo técnico: Se a geometria e o material finais tiverem sido decididos, a aplicação final será testada com o protótipo técnico em uso. O modelo já corresponde completamente ao produto final em relação ao material, comportamento mecânico e geometria.   
  • Prototipagem industrial: Antes de um produto entrar em produção em massa, pequenas séries são freqüentemente fabricadas, especialmente na indústria automotiva (para veículos de pré-série, por exemplo), para que os clientes possam experimentar o novo modelo. Nesse estágio de desenvolvimento do produto, muitas vezes são necessárias modificações no material.

Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Photo
Marcelo Fialkowski

Especialista em Mancais, Impressão 3D, Engrenagens, Materiais para usinagem e Rolamentos

Envie um e-mail

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h