Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Controlo de qualidade automatizado para placas de circuito impresso


Os clientes da Four Stars Engineering Systems GmbH exigem soluções económicas para a automatização de sistemas de teste para placas de circuito impresso. Com a ajuda de um braço articulado low-cost, Bernhard Driller e Seth Sheades conseguem oferecer precisamente isso aos seus clientes: a RoboStar – uma máquina para o teste elétrico automatizado de placas de circuito impresso, que rejeita as placas com defeito.  

Perfil

  • O que era necessário: uma solução de automação para colocar placas de circuito impresso numa unidade de teste
  • Requisitos: a solução tinha de ser muito económica e adequada para a mudança de formato das placas de circuito impresso
  • Modelo: robolink D
  • Sucesso para o cliente: automação económica, fim aos erros cometidos pelos operadores e elevada continuidade do processo integral

Entrevista sobre a aplicação com Bernhard Driller

Bernhard Driller é o CEO da Four Stars Engineering Systems GmbH, empresa especializada no desenvolvimento de soluções para a produção de placas de circuito impresso. Com a RoboStar, a empresa fornece uma solução de Robótica low-cost, que permite um controlo de qualidade económico e totalmente automático de placas de circuito impresso. Na entrevista, fala sobre os seus motivos para o recurso à Robótica low-cost e as vantagens da automação.
Que processo automatizaram com a RoboStar? Com a RoboStar, automatizamos o carregamento e descarregamento de sistemas de teste elétrico para placas de circuito impresso. Ou seja, o nosso robô transporta placas de circuito impresso para um sistema de teste elétrico e retira-as após o teste. Além disso, separa as placas testadas de acordo com os resultados do teste (bons vs. maus) e afixa uma impressão do teste.
 
Porque decidiram automatizar este processo com a RoboStar? Com a RoboStar, automatizamos o carregamento e descarregamento de sistemas de teste elétrico para placas de circuito impresso. Ou seja, o nosso robô transporta placas de circuito impresso para um sistema de teste elétrico e retira-as após o teste. Além disso, separa as placas testadas de acordo com os resultados do teste (bons vs. maus) e afixa uma impressão do teste.
Bernard Driller – Four Stars Engineering Systems GmbH
Porque decidiram automatizar este processo com a RoboStar? Os dispositivos de teste elétrico são maioritariamente operados na Ásia e carregados manualmente. A automação ajuda primeiramente a eliminar erros dos operadores e garante a continuidade do processo integral. A poupança de custos com o pessoal é apenas um objetivo secundário.
 
Porque optaram pelo sistema robolink? Os nossos clientes chineses regulam-se pelos custos do sistema de teste no que respeita à dimensão do investimento numa automação. Uma vez que não estão preparados para pagar um preço semelhante ao do próprio sistema de teste, por uma automação. Os componentes robolink possibilitaram uma solução económica.
Unidade de teste RoboStar para placas de circuito impresso com braço robótico robolink

Tiveram problemas na implementação do robolink? Em caso afirmativo, quais? A nossa empresa foca-se primeiramente em testes elétricos de placas de circuito impresso. A robótica era um tema novo para nós, portanto, o projeto envolvia muitas tarefas novas, com vários problemas que tinham de ser resolvidos. Os componentes robolink foram os menos problemáticos.
 
Do que gostaram particularmente na implementação do robolink? Graças ao nosso conhecimento especializado, conseguimos assegurar todo o controlo de movimentos de um sistema composto por múltiplos eixos e estender esta aplicação para uma aplicação robótica. Em conjunto com os nossos acionamentos, as interfaces mecânicas das articulações robolink permitiram uma integração simples e rápida.
 
Combinaram o braço robótico com componentes próprios? Em caso afirmativo, porquê? Para nós era importante que a nossa automação conseguisse manusear placas de circuito impresso de formatos muito diferentes, sem que um operador tivesse de realizar ajustes mecânicos durante a mudança de formato. Isso levou à decisão geral de que havia apenas uma solução robótica adequada. Além disso, foi desenvolvido um gripper universal, independente do formato, que é produzida através da sinterização a laser 3D e pode ser simplesmente ligada ao robô.
 
Que vantagens têm com a automação? Temos um projeto inovador que permitirá à nossa empresa crescer numa nova área, nos próximos anos. Ao aplicar a automação no teste elétrico das placas de circuito impresso, os nossos clientes beneficiam de uma maior eficiência e, particularmente, de uma maior segurança, uma vez que o erro humano é eliminado.

Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Photo
Daniel Valentin

Especialista - Automação de baixo-custo

Envie um e-mail

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h