Alterar idioma :
Quem nunca passou por isso? Ao instalar rolamentos de esferas metálicas, a graxa ou o óleo lubrificante sempre fica em seus dedos. Rolamentos de esferas com graxa? É possível fazer isso sem ela? Claro que sim!

Os rolamentos de esferas sem lubrificação feitos de plástico, por exemplo, funcionam sem graxa ou óleo. Ao contrário do metal, as altas velocidades de mais de 5.000 rpm não podem ser alcançadas, mas apenas algumas aplicações giram em velocidades tão altas. A maioria das aplicações geralmente funciona com baixa carga e velocidade.Os rolamentos de esferas feitos de plástico são sempre impressionantes quando usados em meios líquidos, como água ou produtos químicos. Mas os rolamentos de esferas de plástico
também podem ser uma alternativa melhor em aplicações com temperaturas elevadas de até 150°C. Além disso, esses rolamentos oferecem vantagens consideráveis sobre os de metal em termos de facilidade de movimentação. Como não precisam superar a resistência do lubrificante, eles funcionam com um torque de arranque muito menor. Eles também são muito leves e, mediante solicitação, podem ser fornecidos com esferas de vidro, o que os torna completamente isentos de metal e não magnéticos. Rolamentos de esferas com graxa: não com xiros.

Outra alternativa sem lubrificação são os rolamentos de esferas feitos de cerâmica técnica. Em geral, os materiais cerâmicos são muito resistentes ao desgaste, à corrosão e à temperatura. Eles também são leves, rígidos e isolantes elétricos - todas as especificações são muito favoráveis para aplicações com rolamentos. Apesar dos custos significativamente mais altos em comparação com os materiais metálicos, as cerâmicas técnicas, como nitreto de silício, carbeto de silício e óxido de alumínio, foram estabelecidas há muito tempo como materiais para rolamentos de esferas. Em muitos casos, no entanto, até agora, elas só foram usadas em aplicações em que as vantagens da cerâmica realmente se destacam e os compradores não são desencorajados pelos custos mais altos de aquisição, justamente por motivos de custo.*
Em contraste com as alternativas mencionadas, os rolamentos de esferas metálicos precisam ser lubrificados. Sem lubrificação, esses rolamentos enferrujariam muito rapidamente e se deformariam durante o uso devido às altas forças de atrito e à falta de resfriamento, o que, na pior das hipóteses, poderia levar ao bloqueio do rolamento. A lubrificação é essencial principalmente para os rolamentos de esferas vedados, pois, caso contrário, as vedações de plástico ou borracha se tornarão porosas. Isso pode fazer com que a graxa escape e fazer com que o rolamento fique seco. Embora os rolamentos de esferas de aço inoxidável não sofram corrosão, sua aquisição é significativamente mais cara do que a dos rolamentos de esferas de plástico.

Rolamentos de esferas de metal, plástico e cerâmica

Especialista em Mancais, Impressão 3D, Engrenagens, Materiais para usinagem e Rolamentos
(11) 99860-9279Enviar e-mailDe segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h