Sucesso para o cliente: Competitividade por meio de alta vantagem de custo na produção e embalagem, troca rápida e flexível da produção, alívio para os funcionários
A Breckle é uma das maiores fabricantes de colchões da Alemanha. No entanto, a demanda tem sido limitada desde o início de 2020. Ao mesmo tempo, o setor de saúde relatou uma alta demanda por máscaras respiratórias em fevereiro de 2020, razão pela qual a empresa decidiu mudar parte de sua produção para máscaras respiratórias.
A feira comercial da empresa enfrentou vários desafios ao mesmo tempo: Pressão de tempo e custo, bem como a necessidade crescente de automação à medida que a demanda crescia. Com a Low Cost Automation, foi desenvolvida uma solução de automação modular para embalar as máscaras - econômica, entregue rapidamente e adequada para automação de nível básico. Graças ao sistema modular de automação de baixo custo, a solução pode ser fácil e rapidamente expandida para atender a requisitos individuais. Atualmente, a Breckle produz cerca de um milhão de máscaras por semana.
O problema
Para poder reagir o mais rápido possível à demanda imprevista por máscaras respiratórias, a Breckle GmbH teve que reestruturar sua própria produção rapidamente. Inicialmente, as máscaras eram fabricadas artesanalmente. Com o aumento da demanda, a empresa adquiriu a experiência e gradualmente automatizou a produção de máscaras. Além da entrega rápida e dos baixos custos da solução de automação, o foco está no uso de componentes higiênicos para a produção e embalagem de máscaras respiratórias. Além disso, o espaço disponível na sala de produção é limitado e, por isso, as máquinas precisam economizar o máximo de espaço possível. Para garantir que as máscaras respiratórias possam ser certificadas como uma marca alemã, o material para a produção não é comprado na China. Para poder acompanhar os padrões de custo e higiene dos fabricantes estrangeiros, a Breckle conta com componentes da Low Cost Automation, entre outros, para sua produção e embalagem altamente automatizadas.
A solução
Toda semana, quatro máquinas com cerca de 20 funcionários produzem cerca de 100.000 máscaras cirúrgicas e FFP2. Dois sistemas de embalagem totalmente automáticos baseados no sistema de pórtico da igus® são usados para a embalagem manual e monótona das máscaras. As máscaras, que passaram com sucesso pelo controle de qualidade automático, são colocadas nas caixas de papelão por meio de uma correia transportadora usando rolamentos e eixos drylin®, que são fornecidos automaticamente pelo sistema de pórtico.
Acionados por um acionamento por correia dentada plana, os pórticos drylin® movem-se absolutamente sem lubrificação e, portanto, atendem aos altos padrões de higiene. Para toda a cinemática do robô, o fabricante da fábrica Ximaj usa um sistema de controle B&R, que, por sua vez, se comunica com um sistema de controle D1 dryve da igus® para controlar os motores do sistema. Com a introdução do sistema de garantia de qualidade e das máquinas de embalagem automática, a produção de máscaras foi reduzida de três para dois turnos. Além da economia de tempo, há também uma vantagem de custo significativa. As soluções de automação da LCA geralmente se pagam em um ano. Além disso, os componentes tribologicamente otimizados são livres de lubrificação e manutenção. Com a crescente demanda por máscaras respiratórias, a Breckle continuará a expandir sua produção automatizada no futuro.