Trabalhamos com a Ponchon SAS para desenvolver um robô de campo que oferece aos agricultores um controle direcionado e localizado de ervas daninhas. O robô agrícola usa inteligência artificial para localizar ervas daninhas e queimá-las com um feixe de laser de forma direcionada. Três trilhos-guia da igus e três motores com um sistema de controle integrado foram usados para o posicionamento do laser. Os comandos de posição são enviados via barramento CAN para queimar a erva daninha visada. O conjunto é montado em um robô autônomo capaz de se mover de forma independente no campo.
O problema
Um requisito importante da solução de automação era o trabalho externo em condições complexas. O material está sujeito a vento, chuva e sol durante todo o dia e deve trabalhar pelo menos oito horas por dia. A solução de capina também deve ser econômica e economizar tempo. O robô delta tem um preço acessível e pode lidar com condições externas. Ele também pode executar de duas a três ações por segundo. Isso permite que três trilhos com um curso de 900 mm capinem canteiros de 1,20 m de largura.
A solução:
As soluções de automação de baixo custo permitem que os agricultores orgânicos reduzam significativamente seus custos de capina. Até o momento, custos inferiores a € 1.000/ha só podem ser obtidos com soluções químicas. Essa solução reduz pela metade o custo da capina. Como nosso robô é autônomo, o agricultor também pode se dedicar a tarefas com maior valor agregado do que a capina manual. No geral, isso reduz o equipamento agrícola a um décimo.