O selecionador de chocolate automatizado "Chocomatic" da Roose Automation consiste em um robô de braço articulado robolink®, que se move em um sétimo eixo. Graças ao espaço de trabalho flexível e ao sistema de câmera integrado, o robô pode pegar independentemente chocolates pré-selecionados e colocá-los cuidadosamente em uma caixa. Tudo o que o cliente precisa fazer é selecionar os chocolates desejados usando um dispositivo móvel. Se um determinado tipo de praliné não estiver mais disponível, o cliente não poderá mais selecioná-lo e os funcionários serão solicitados a reabastecer esse tipo de praliné.
O problema
As pequenas e médias empresas, em particular, geralmente não têm o capital disponível para comprar as caras licenças de robôs necessárias para trabalhar com os fornecedores das principais marcas de robótica. Em geral, as soluções completas de automação por robôs costumam ter um custo muito alto e não compensam anualmente para as PMEs. Além disso, muitos sistemas de robôs são projetados para aplicações industriais e são muito abrangentes ou complexos para aplicações menores.
A solução:
Para o sistema automatizado de coleta de chocolates, um braço robótico robolink® se desloca em um eixo ZLW drylin®, que amplia a área de trabalho do robô pelo chamado 7º eixo. O cliente seleciona os chocolates desejados em um dispositivo móvel para que o robô pegue e coloque em uma caixa. Com a ajuda de um sistema de câmera integrado, o robô escaneia os chocolates e obtém informações sobre a posição e a altura dos chocolates. Os funcionários da loja não precisam de nenhum treinamento ou conhecimento de programação, pois o sistema de controle integrado do robô é de uso intuitivo. O selecionador de pralinês de baixo custo da igus® é usado principalmente como uma atração turística para lojas de pralinês e museus. Também é mais higiênico, pois os chocolates não entram em contato com as pessoas e são colocados diretamente na caixa.