Hoje, uma corrente de polímero extremamente robusta da igus® GmbH, de Colônia, é usada para guiar com segurança as mangueiras do sistema durante todo o percurso. Esse é o modelo E4.350, livre de manutenção, da série E4.1, particularmente robusta, que pode ser aberta em ambos os lados e tem se mostrado eficaz em inúmeras aplicações. Ele demonstra sua versatilidade em usinas de compostagem e tratamento de esgoto, ferramentas e máquinas de construção, tecnologia de guindastes e processamento de madeira, entre outras.
Com uma altura interna de 350 mm e uma largura interna de até 800 mm, a E4.350 é a maior cadeia de energia plástica do mundo até o momento. Para uso nas aplicações mais exigentes do "Heavy Duty", ela pode lidar facilmente com cargas pesadas e, se necessário, rígidas, além de ser altamente resistente ao desgaste, à corrosão e ao óleo e à água do mar. Para minimizar a resistência ao rolamento, os rolos deslizantes feitos de iglidur®, material de mancal liso tribo-otimizado, que demonstra sua força em uma ampla gama de aplicações, provam seu valor como um projeto especial nas tramas de abertura. O atrito da mangueira na corrente é significativamente reduzido, garantindo assim a estabilidade.
Além do sistema de fornecimento de energia, são usados um canal de guia resistente à corrosão e uma extremidade móvel flutuante. Eles são usados para compensar quaisquer tolerâncias de deslocamento lateral. A corrente de energia, que é preenchida com mangueira e cabo, é sempre guiada com segurança ao longo de todo o seu comprimento, em qualquer condição climática. Apesar das difíceis condições operacionais e ambientais, não houve falhas até o momento.
Para garantir a segurança operacional da construção da ponte, o fabricante da planta também decidiu investir em uma unidade de monitoramento eletrônico. A ferramenta de diagnóstico Push/Pull Detection System (Sistema de Detecção de Força de Empurrar e Puxar), que provou seu valor especialmente em longas distâncias de viagem, mede as forças de empurrar e puxar da cadeia de energia on-line a cada quatro segundos e as compara com um valor-alvo calculado. Em caso de mau funcionamento, o sistema pode ser interrompido automaticamente com a ajuda da ferramenta de diagnóstico para evitar danos.