Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Os custos da ferramenta para a moldagem por injeção das gaiolas de rolamento da bola foram 50 vezes menores do que teriam sido de outra forma - o processo de print2mold para cima

  • O que era necessário:série de gaiolas de rolamento de esferas pequenas
  • Método de fabricação:print2mold (Rapid Tooling)
  • Requisitos: menos tempo e custos reduzidos, ferramenta comparável à ferramenta de moldagem por injeção fresada ou com erosão por faísca
  • Material: xirodur B180
  • Indústria: eletrodomésticos
  • Sucesso da colaboração: ferramenta mais econômica produzida em três dias, precisão extremamente alta nos detalhes da ferramenta

 
Mais sobre prototipagem rápida
A ferramenta de moldagem por injeção feita de metal foi produzida com fusão seletiva a laser em três dias.
A ferramenta de moldagem por injeção feita de metal foi produzida com fusão seletiva a laser em três dias.
A aplicação em um relance:
uma gaiola de rolamento de esferas era necessária para a fabricação de um rolamento de esferas de polímero xiros que seria usado em uma cesta de lava-louças. Era para entrar em produção em pequenas séries. Mas os custos e o tempo necessários para produzir a ferramenta de moldagem por injeção foram muito altos. Essas desvantagens foram neutralizadas com a ajuda do processo print2mold. A ferramenta foi fabricada a partir de aço ferramenta no processo de fusão seletiva a laser (SLM) e pode ser concluída em três dias. O processo SLM permite a produção detalhada de ferramentas, resultando em componentes precisos e de alta qualidade.
gaiola do rolamento de esferas xiros
Gaiolas de rolamentos de esferas de polímero xiros

Problema

A produção de moldes de injeção, que geralmente são corroídos por faísca ou moídos, leva várias semanas. Esse longo tempo de produção está associado a altos custos. Os fatores de tempo e dinheiro deveriam ser significativamente reduzidos na produção de uma pequena série de gaiolas. No entanto, a variedade de materiais disponíveis na moldagem por injeção deveria ser mantida para evitar qualquer perda na qualidade dos rolamentos de esferas de polímero a serem fabricados.

Solução

O processo igus print2mold permitiu que a velocidade de fabricação de aditivos fosse usada para produzir o molde de injeção. A ferramenta foi feita dentro de 3 dias a partir do modelo de gaiola de rolamento de esferas com fusão seletiva a laser. Foi então usado para fabricar a gaiola de rolamento de esferas a partir do material iglidur mais adequado para a aplicação de rolamento de esferas de polímero. O custo da ferramenta protótipo foi de cerca de 50 vezes mais barato que a ferramenta da série posterior. Essa vantagem de custo pode ser explicada pelo fato de que a forma e o tamanho especiais da gaiola de rolamento de esferas tornaram a fresagem ou a retificação quase impossível, razão pela qual o EDM e a impressão 3D foram os únicos possíveis. métodos de fabricação para o molde de injeção.

Como o print2mold funciona na igus?

Ao contrário da moagem e eletroerosão, a fabricação aditiva envolve a deposição de material A abordagem da economia de recursos do processo não apenas favorece a velocidade de produção, mas também permite diferentes geometrias que não seriam viáveis com métodos de produção convencionais. Existem dois processos que podem ser usados para imprimir moldes de injeção em 3D: o processo SLA (estereolitografia) que é particularmente adequado apenas para a produção de protótipos. O processo de fusão seletiva a laser (SLM) que é usado para fabricar ferramentas de metal, principalmente para pequenas séries e fases de teste de até 25.000 peças. Além da rápida produção do molde de injeção, o processo print2mold também oferece grandes vantagens quando se trata de seleção de material. Estão disponíveis mais de 60 plásticos iglidur; com eles, quase todos os requisitos para uma aplicação deslizante podem ser atendidos.
Molde de injeção para uma gaiola de rolamento de esferas produzido com estereolitografia.
Protótipo de um molde de injeção para uma gaiola de rolamento de esferas produzida com estereolitografia.

Outros exemplos de aplicação para componentes impressos em 3D podem ser encontrados aqui:

Todos os aplicativos do cliente em um piscar de olhos

Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Photo
Marcelo Fialkowski

Especialista em Mancais, Impressão 3D, Engrenagens, Materiais para usinagem e Rolamentos

Envie um e-mail

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h