Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Plataforma de manutenção para turbinas eólicas

Cabos, esteiras e buchas na plataforma de manutenção de turbinas eólicas para rotores WKA

Uma start-up baseada em Brandenburg desenvolveu uma plataforma de manutenção móvel para os rotores das turbinas eólicas, que permite trabalhos de reparação em quase todas as condições meteorológicas e em qualquer altura do dia. São utilizados os nossos cabos flexíveis chainflex®, esteiras porta cabos e buchas autolubrificantes iglidur®.

Perfil

  • O que era necessário: cabos elétricos chainflex®; esteiras porta cabos com raios de curvatura inversos; sistemas de guias drylin®; buchas autolubrificantes iglidur®; fitas deslizantes tribo-tape
  • Requisitos: os cabos e as esteiras porta cabos tinham de ser particularmente flexíveis devido à plataforma móvel; além disso, as condições ambientais eram duras, incluindo vibrações, cargas UV e grandes amplitudes térmicas
  • Indústria: energias renováveis, turbinas eólicas
  • Sucesso para o cliente: os cabos de comando, sinal e bus, são fornecidos inteiramente a partir da gama de produtos chainflex®; um cabo em aramida, especialmente leve, desenvolvido recentemente permite o fornecimento de energia à plataforma; uma esteira com raios de curvatura inversos (RBR) assume a complexa tarefa de guiar os cabos no eixo rotativo da plataforma
Plataforma de trabalho de turbinas eólicas A "oficina móvel" para a reparação de rotores de turbinas eólicas é móvel em todas as dimensões e protege o pessoal de serviço do vento e das intempéries.

Problema

As pás de rotor das turbinas eólicas, que foram laminadas à mão, estão sujeitas a desgaste devido à abrasão, à colisão com aves e ao elevado stress mecânico. Por estas razões, é obrigatório manter os rotores regularmente. Contudo, frequentemente o vento e o tempo impossibilitam o acesso às pás do rotor.
Portanto, a start-up WP Systems GmbH oferece o sistema "terra", que pode ser adaptado exatamente à forma da pá de rotor e aumenta o tempo de manutenção para cerca de 200 dias. Aqui, os funcionários trabalham em uma plataforma de manutenção móvel.
O sistema funciona com três cabos tensionados a partir da caixa, que são controlados por guinchos, e um suporte na torre. Isto torna a plataforma verticalmente móvel. Pode ser deslocada horizontalmente em uma distância até 15 metros . E a câmara de manutenção pode mesmo seguir a rotação da pá do rotor desde a base até à ponta. Além disso, a plataforma pode ser alargada na posição de trabalho através da extensão das chamadas "varandas".
O local de trabalho do técnico de serviço na plataforma terra é completamente fechado e bem iluminado, de modo a que o trabalho noturno seja também possível. Além disso, existe uma mesa de trabalho móvel e numerosas tomadas para ferramentas. E como a elevada umidade pode prejudicar a qualidade das reparações dos rotores GRP, a câmara de manutenção pode ser aquecida com infravermelhos.
Quando a eletricidade está disponível e os dados são processados, os cabos instalados têm de ser muito flexíveis devido à plataforma móvel. Além disso, as condições ambientais são duras, incluindo vibrações, cargas UV e grandes amplitudes térmicas.

Solução

Atualmente, as nossas soluções de cabos podem ser encontradas na aplicação, mais precisamente em um trolley de cabos que está exclusivamente equipado com desenroladores de cabos chainflex. Da nossa gama de produtos chainflex®, são utilizados cabos de controle,sinal e bus.
Desenvolvemos um cabo especial para fornecer a plataforma com a energia do reboque - um cabo de 32A/400V feito de aramida leve - onde cada quilograma conta. Isto é importante uma vez que a capacidade de carga dos guinchos para transporte de passageiros é limitada. Quanto mais leve for a plataforma, mais ferramentas e material podem ser transportados.
Alguns dos cabos elétricos chainflex na "terra" são guiados nas nossas esteiras porta cabos. A maior corrente é concebida com um Raio de Curvatura Inverso (RBR) e assume a orientação do cabo no eixo rotativo da plataforma, o que é necessário para poder reproduzir a "torção" do rotor. É uma edição especial do sistema modular da igus.
As lonas dos módulos de proa e popa são movidas através de sistemas de guias lineares drylin. Alguns elementos extensíveis da plataforma descansam em fita deslizante autolubrificada tribo-tape , e vários elementos de fusos e eixos são guiados em buchas cilíndricos feitos de polímeros de elevada performance iglidur®.
Finalmente, os cabos chainflex® são utilizados na "reparação estrutural", o sistema de reparação da start-up para as estruturas de fibra de vidro das pás do rotor. O pessoal de serviço já não tem de fazer laminação elaborada e contabilizar as muitas horas de tempo de tratamento. Em vez disso, uma "folha" pré-impregnada é aplicada e fixada ao rotor sob vácuo. Isto leva cerca de 30 minutos. Aqui, o cabo chainflex liga a unidade de processo com o tapete de aquecimento de silicone de construção a vácuo e guia tanto a energia como os sinais dos sensores para o controlo da temperatura.

Plataforma de trabalho de turbinas eólicas As pás de rotor das turbinas eólicas, que foram laminadas à mão, estão sujeitas a desgaste devido à abrasão, à colisão com aves e ao elevado stress mecânico.
Cabos chainflex para esteiras porta cabos As nossas esteiras porta cabos guiam os cabos chainflex para os numerosos componentes móveis da plataforma "terra".
Cabos chainflex para esteiras porta cabos
Guias lineares drylin As lonas para proteção contra as intempéries são abertas e fechadas utilizando guias lineares drylin.
iglidur tribo-tape A nossa fita deslizante autolubrificante tribo-tape iglidur é uma solução de baixo peso para reduzir o atrito durante os movimentos lineares.
Buchas autolubrificantes As nossas buchas autolubrificantes são instaladas em diversos eixos. O funcionamento leve, livre de manutenção e lubrificação e a insensibilidade à corrosão são aqui grandes vantagens.

No planejamento: expansão do portfólio

Além disso, os programadores da WP Systems já estão trabalhando nos próximos projetos promissores. Já foi desenvolvida uma plataforma de manutenção para os rotores das turbinas eólicas offshore. Também aqui os cabos chainflex® serão utilizados para a produção em série.
Dois outros projetos de desenvolvimento permitirão o desmantelamento não tripulado de torres de betão ligadas a gruas da WKA. Há aqui uma grande necessidade. A licença para uma turbina eólica expira após um período de tempo definido. Isto significa que, até 2030, cerca de 8.000 torres terão de ser desmanteladas só na Alemanha. A WP Systems está a desenvolver a tecnologia para isto.
Um dos desafios aqui é que a torre (vista de cima) aumenta de cerca de dois metros para oito metros de diâmetro. Assim, são colocadas elevadas exigências à mobilidade e flexibilidade do sistema - condições ideais para a utilização de componentes da igus.

Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h