Alterar idioma :
Escolher o material certo para os rolamentos de esferas nem sempre é fácil. Neste artigo, você encontrará um breve resumo sobre se e quando os rolamentos de esferas feitos de metal, plástico ou cerâmica são adequados.
Os rolamentos de esferas metálicas são usados principalmente na maioria das aplicações clássicas de engenharia mecânica. Eles são o número um em termos de volumes de vendas globais e são adequados para uma ampla gama de diferentes aplicações de engenharia mecânica. No entanto, eles sempre atingem os limites de sua aplicação quando, além do suporte de carga e da velocidade, outros requisitos são impostos ao rolamento. Isso se aplica, por exemplo, a vários setores, como a indústria alimentícia ou a tecnologia médica. Aqui, especificações como a adequação para contato com alimentos ou a adequação para uso em salas limpas são cruciais. Os fabricantes de sistemas geralmente exigem a certificação de alimentos de acordo com a norma 10/2011 da UE ou com a FDA (autoridade americana: Food and Drug Administration).
A vantagem do plástico está na variedade de materiais. Isso significa que diferentes polímeros de base podem ser selecionados para uma ampla variedade de aplicações, que são precisamente adequadas à aplicação em termos de suas especificações. Nos últimos anos, os polímeros básicos, como POM, PP, PEEK e outros plásticos, se estabeleceram. Os rolamentos de esferas feitos de plástico podem ser adequados para os seguintes setores e aplicações:

Além do fato de que os rolamentos de esferas de plástico xiros são livres de corrosão e resistentes ao calor, eles também podem ser usados em ambientes químicos. Os custos de manutenção de instalações e máquinas podem ser reduzidos e a confiabilidade aumentada. Os rolamentos de esferas de plástico são caracterizados pela operação a seco de baixo atrito, o que significa que os rolamentos de esferas xiros não precisam de lubrificação. Isso minimiza a resistência ao rolamento. O motivo: as esferas não precisam superar a resistência do lubrificante para que possam dar partida com um baixo torque de arranque.
Entretanto, os rolamentos de esferas de plástico também podem atingir seus limites. Por exemplo, velocidades superiores a 5.000 rotações por minuto só podem ser atingidas por um curto período de tempo, pois o plástico se deforma mais rapidamente do que os metais em velocidades mais altas e com o consequente desenvolvimento de calor. Os rolamentos feitos de metal, por outro lado, têm a vantagem quando se trata de velocidades mais altas e de absorver cargas mais altas. É nesse ponto que a variante de metal ganha pontos graças à sua combinação de dureza e flexibilidade.
Sim, os rolamentos de esferas metálicas estão à frente nessas disciplinas, mas a evolução da tecnologia de rolamentos de esferas está permitindo que as cartas sejam embaralhadas. O que isso significa exatamente? A igus® sempre conduziu pesquisas básicas e um laboratório de testes que realiza cerca de 135 trilhões de ciclos de testes todos os anos. Além das investigações sobre coeficientes de atrito e taxas de desgaste, o comportamento de corrosão também está em pauta, por exemplo.

Rolamentos de esferas de metal, plástico e cerâmica
Para plásticos e cerâmicas, os meios aquosos agem como lubrificantes. Com um projeto adequado, o coeficiente de atrito pode ser estabilizado em um nível baixo, em torno de 0,1 ou até menos. O desgaste é muito baixo, de modo que a vida útil geralmente é muito longa. Em termos de capacidade de suporte de carga e velocidade alcançável, tanto os plásticos quanto as cerâmicas têm desvantagens em relação aos metais. Independentemente da variedade de materiais metálicos, os metais têm uma boa combinação de dureza e flexibilidade. O plástico, por outro lado, é significativamente mais macio e pode se deformar mais rapidamente (especialmente em altas temperaturas). Embora as cerâmicas sejam muito duras, elas também têm a menor flexibilidade e podem se quebrar rapidamente sob cargas de impacto. Além disso, a dissipação de calor da cerâmica e do plástico é menor do que a do metal. Portanto, eles também são limitados em termos de velocidade máxima realizável.

Especialista em Mancais, Impressão 3D, Engrenagens, Materiais para usinagem e Rolamentos
(11) 99860-9279Enviar e-mailDe segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h