Os sistemas da Fricke Abfülltechnik GmbH & Co. KG são utilizados em todo o mundo quando recipientes como baldes, bombonas ou hobbocks são enchidos com precisão, por exemplo, com tintas e vernizes, dispersões ou adesivos e outros materiais de construção. A Fricke desenvolveu uma linha altamente flexível de sistemas para essa tarefa, que pode ser adaptada a diferentes tipos de contêineres, entre outras coisas.
Comum a todos os sistemas é o braço de enchimento, que é acionado pneumaticamente e se move para dentro do contêiner, bem como a célula de pesagem integrada, que permite o enchimento calibrado. Módulos adicionais, que também podem ser adicionados posteriormente, assumem as operações posteriores, como tampar e rotular os contêineres, se necessário.
O conceito de flexibilidade máxima também inclui o posicionamento variável do cabeçote de enchimento. Isso possibilita o enchimento de diferentes contêineres em uma mesma linha.
Originalmente, a Fricke usava um sistema de tubo em tubo para ajustar o braço de enchimento, mas esse sistema era relativamente rígido. Na busca por uma solução melhor, os engenheiros de projeto da empresa testaram vários sistemas. A solução precisava ser capaz de suportar altas cargas, pois o braço de enchimento com a válvula sozinho pesa 80 kg. Além disso, há altas forças de alavancagem e o peso do produto na mangueira de alimentação. Além disso, o sistema linear tinha que operar sem lubrificação, pois é usado acima dos contêineres de produtos e qualquer contaminação deve ser excluída. Pelo mesmo motivo, era necessária uma operação livre de abrasão e desgaste. Por fim, os custos também desempenharam um papel importante.
Além do posicionamento do cabeçote de enchimento, a tecnologia de rolamento linear também foi necessária em outras áreas. Por exemplo, foi necessário encontrar uma solução para a alimentação dos contêineres. E, finalmente, foram necessárias guias de cabos para os vários cabos de transmissão de energia e sinais para as várias partes móveis do sistema de enchimento.