A Knorr-Bremse GmbH, Division IFE, com sede em Kematen/Ybbs, Áustria, é líder no desenvolvimento e fabricação de sistemas de embarque elétricos para veículos ferroviários. A empresa estabelece padrões para portas deslizantes e giratórias para bondes, trens subterrâneos, trens suburbanos, transporte regional, trens de alta velocidade e ônibus de passageiros. Johann Wilflinger, gerente de grupo da feira de desenvolvimento de sistemas, enfrentou o desafio de desenvolver um sistema de embarque novo e tecnologicamente avançado para veículos ferroviários.
O novo desenvolvimento não só precisava ser mais confiável, mas também significativamente mais econômico do que o modelo anterior. Isso foi conseguido com a dispensa do tapete de degraus de alto custo e um conceito de acionamento modificado que substitui os acionamentos por correia. Isso reduziu o peso, o número de componentes e a altura livre do degrau deslizante. Um sistema de guia simplificado também foi projetado para evitar emperramentos ou uma marcha pesada.
Outro objetivo era reduzir os custos do ciclo de vida ao projetar o auxílio de embarque para que fosse o mais livre de manutenção possível. Nenhum fluido operacional, como óleos ou graxas, deveria ser usado para minimizar os custos de manutenção. Os degraus deslizantes precisavam funcionar perfeitamente em todos os momentos, apesar das grandes flutuações de temperatura e de uma ampla gama de sujeira.