Diversos fabricantes de alimentos confiam nos sistemas de pesagem de múltiplos cabeçotes altamente automatizados da Atoma GmbH, que comercializa seus sistemas sob a marca Multipond.
Os sistemas de pesagem funcionam com muita precisão graças às células de carga de alta precisão com transdutores. As balanças Multipond mais potentes, com 36 cabeçotes, atingem mais de 500 pesagens por minuto. Em geral, elas são integradas diretamente à linha de produção totalmente automatizada. Além da pesagem, os modelos mais novos também são capazes de dosar e contar.
Além do desempenho e da precisão cada vez maiores, deve-se levar em conta o design higiênico cada vez mais "" . Os sistemas de pesagem entram em contato direto com o produto e, portanto, devem ser isentos de lubrificantes. Dependendo da área de aplicação, também é necessário atender às propriedades relacionadas ao espectro de temperatura, à condutividade elétrica, à higiene e aos requisitos da FDA.
A tecnologia de rolamentos rotativos e lineares é usada em vários pontos aqui e deve atender a esses e outros requisitos:
Por exemplo, no mecanismo de ejeção dos contêineres após a pesagem. Isso requer rolamentos que possam suportar os processos de limpeza completa na produção de alimentos sob vapor quente e alta pressão, bem como meios agressivos.
No entanto, a Multipond também está fornecendo cada vez mais tecnologia de transporte e periféricos para integrar a tecnologia de pesagem em todo o sistema de produção. Para uma balança de 36 cabeças para cereais, por exemplo, o sistema de transferência foi planejado. A parte inferior desse sistema, o chamado painel de abaixamento, sobe e desce em um ciclo rápido e com um curso de 40 milímetros acima da máquina de embalagem e garante que cada unidade de embalagem individual seja preenchida com rapidez e precisão. Como o painel de descida é fixado somente em um lado, forças elevadas, inclusive momentos de inclinação, atuam sobre o rolamento linear necessário para isso.