Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
O material iglidur® substitui metal: custo-benefício 40% maior, 80% mais leve, 100% livre de lubrificação


Ir para a loja online

Substitua os rolamentos metálicos por buchas autolubrificantes de polímero iglidur® – reduza custos e melhore sua tecnologia

Há mais de 35 anos as buchas de plástico da igus® são uma alternativa econômica e tecnicamente vantajosa às soluções metálicas. Melhorados por acréscimos precisos de materiais de reforço e pelos lubrificantes sólidos, eles são adequados para aplicações e necessidades de todo tipo, reduzem o trabalho com manutenção e possibilitam melhorias técnicas.
 
Os motivos são óbvios, as buchas feitas de plástico de alto desempenho são:

  • livres de lubrificação e de manutenção
  • previsíveis
  • econômicas

O plástico substitui o metal: Economize até 40% dos custos - 20 clientes lhe mostrarão como fazer isso.

 
Mais vantagens num relance:

100 % resistente à corrosão

Vida útil longa e baixos coeficientes de atrito independentemente do tipo de movimento

Alta resistência aos meios

Resistência a temperaturas elevadas

Conformidade com a RoHS

Alta resistência à sujeira

Alto amortecimento de vibrações

Muito leves

Ótima relação custo/benefício

A vida útil pode ser calculada online

Peça diretamente do estoque

Metal contra as buchas autolubrificantes de plástico iglidur® – a comparação individual

Substituição de PTFE e DP4  
Comparação:
Buchas de metal contra as buchas autolubrificantes de polímero iglidur®

Substituição de buchas metálicas  
Buchas feitas de metal

Uma bucha clássica composta de metal consiste em uma cobertura de metal e uma camada muito fina de politetrafluoroetileno (PTFE). No geral, esses tipos de buchas possuem uma zona máxima de desgaste de aproximadamente 0,05 mm ou aproximadamente 0,002 polegadas. Durante a operação, a camada de PTFE é desgastada. Em casos extremos, é totalmente desgastada até que ocorre a operação de metal com metal, resultando em danos ao eixo ou “travamento” da bucha

Substituição de buchas metálicas  
Buchas autolubrificantes de polímero iglidur®

As buchas autolubrificantes de plástico iglidur® são feitas de compostos de polímero moderno que consistem de um polímero base, partículas sólidas e os então chamados lubrificantes sólidos. Estes ajudam a reduzir o coeficiente de atrito da bucha autolubrificante iglidur®. Não é absolutamente necessária uma transferência ao eixo, mas isso melhora a funcionalidade. Com essa estrutura homogênea, teoricamente toda a espessura da parede fica disponível como zona de desgaste.

iglidur® substitui as buchas sinterizadas  
Comparação:
Buchas sinterizadas contra as buchas autolubrificantes de polímero iglidur®

Bucha sinterizada  
Buchas e rolamentos sinterizados

O óleo é absorvido pelo corpo da bucha sinterizada porosa e fornece lubrificação, especialmente em velocidades mais altas de rotação. A camada de óleo necessária para garantir o funcionamento correto das buchas metálicas não existe em caso de movimentos de rotação lentos, lineares ou oscilantes. Além disso, a quantidade de óleo disponível para a duração da operação diminui.

Buchas autolubrificantes de polímero iglidur®  
Buchas autolubrificantes de polímero iglidur®

A estrutura consistente e homogênea em polímero com lubrificantes sólidos e fibras de reforço, mas sem saturação de óleo, garante que os lubrificantes sólidos incorporados ao material estejam sempre disponíveis independente do tipo de movimento. Coeficientes de atrito e desgaste muito baixos em todo o ciclo de vida do produto.

Buchas de agulha  
Comparação:
Rolamentos e buchas de agulha contra as buchas autolubrificantes de polímero iglidur®

Buchas de agulha  
Buchas de agulha

Devido ao contato de linha entre os rolos de agulha e os caminhos da bucha, as buchas de agulha têm, em comparação com o ponto de contato dos rolamento de esfera, na verdade uma distribuição de carga melhor no ponto de contato durante o rolamento, embora o contato de linha precise de uma alta pressão hertziana. Portanto, assim como todos os rolamentos de rolos, são sensíveis a vibrações e choques. Além disso, pode ocorrer o desgaste dos eixos, por isso normalmente há a necessidade de utilizar eixos endurecidos. Buchas de agulha apenas podem absorver forças radiais.

Buchas autolubrificantes de polímero iglidur®  
Buchas autolubrificantes de polímero iglidur®

Duvido à grande superfície de carga e às propriedades comparativamente elásticas do plástico, as buchas autolubrificantes iglidur® também são adequadas para cargas e choques pesados. Reforçar as fibras proporciona uma melhoria adicional das propriedades mecânicas. Em conjunto com as buchas autolubrificantes iglidur®, eixos “suaves” podem ser usados em muitas aplicações. Mesmo com cargas de borda, o risco de desgaste do eixo é significativamente inferior ao de buchas de agulha.

Aplicações do cliente | rolamentos deslizantes de polímero iglidur® substituem rolamentos de metal

Alta temperatura

A resistência à temperatura dos rolamentos deslizantes de polímero de alto desempenho é geralmente subestimada. Os rolamentos de plástico da igus® comprovam sua adequação em até 250ºC.


Mais aplicações de alta temperatura

Aplicações pesadas

Os materiais dos rolamentos deslizantes iglidur® para altas cargas combinam alta resistência ao desgaste com a habilidade de resistir a altas cargas (estáticas), impactos e cargas nas extremidades. Eles foram comprovados em diferentes aplicações de carga pesada por muitos anos.


Mais aplicações de carga pesada

Sujeira

Os rolamentos deslizantes de plástico iglidur® são caracterizados por sua robustez e por sua alta vida útil, especialmente em aplicações sujas. Um motivo importante: como não precisam de lubrificação, não há a possibilidade de sujeira e lubrificantes grudarem nos rolamentos.


Mais aplicações com sujeira

Resistência química

Condições ambientais extremas, como produtos químicos combinados com altas temperaturas, precisam de propriedades especiais dos rolamentos deslizantes em uso. Todos os rolamentos deslizantes iglidur® podem ser utilizados em ácidos diluídos e em álcalis diluídos. As diferenças ocorrem em especial em concentrações maiores ou em temperaturas mais altas. Para esses casos, estão disponíveis materiais iglidur® especiais.


Mais aplicações de resistência química

Utilização subaquática

A igus® também desenvolveu materiais a rolamentos deslizantes para uso contínuo na água e em outros meios líquidos. Além de resistência à corrosão, são necessárias uma absorção minimizada da umidade e uma alta resistência ao desgaste no meio.


Mais aplicações subaquáticas

Troque sua bucha já!

Compre buchas autolubrificantes  
Substitua por item em estoque

Você pode encontrar rapidamente o produto certo ao selecionar os parâmetros de aplicação e então calcular a vida útil exata.

Caixa de amostras de buchas autolubrificantes  
Caixa de amostras de buchas autolubrificantes

Ainda tem dúvidas? Peça nossa caixa de amostras grátis ou uma amostra individual agora mesmo e descubra as soluções para sua aplicação.

Consulta pessoal  
Consulta pessoal

Você gostaria de uma alternativa para sua solução atual ou uma configuração de teste individual para se convencer das possibilidades de uso com as buchas autolubrificantes?

Laboratório de teste de buchas autolubrificantes  
Testadas!

Mais de 140 trilhões de movimentos de teste por ano numa área de 2.750 m2 - a empresa igus® testa, analisa e desenvolve seus produtos em condições reais no maior laboratório da indústria.

Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Photo
Stefan Loockmann-Rittich

Envie um e-mail

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à quinta das 8:00 - 17:00

Online:

24h