O igus Mobile Shore Power Outlet (iMSPO) é a primeira "tomada" móvel, que pode ser usada para conectar navios em qualquer ponto do cais em um comprimento de até 400 metros. O Terminal de Contêineres de Hamburgo (CTH) conta com três desses sistemas, que se movem ao longo do cais em distâncias de 300, 150 e 110 metros.
Os sistemas modulares e configuráveis são usados com frequência em terminais de contêineres, cruzeiros, RoRo e omni. No CTH, um iMSPO é usado em uma estrutura de aço especialmente fabricada que utiliza o espaço livre acima do terminal. O sistema foi desenvolvido especialmente para espaços limitados acima da parede de inundação e onde é necessário acesso livre para a saída de emergência no cais. A posição elevada da fonte de alimentação e das partes móveis do trolley com a caixa de tomadas (trolley da caixa de tomadas) sempre garante uma distância suficiente do solo e do pessoal que trabalha no local. Além disso, o projeto não requer a consideração de defensas e garante uma operação suave acima das áreas críticas do terminal.
Os elementos dos trilhos passam pela estrutura de aço do iMSPO, na qual o trolley móvel com a caixa de tomadas é instalado. Uma rol e-chain projetada para cursos longos e cargas pesadas se move dentro do sistema de trilhos e garante uma orientação segura e confiável do cabo de energia ou de potência ao longo do cais, como o cabo do potência chainflex CFCRANE. Uma esteira porta cabos E4.56 também permite o guiamento dos cabos na última peça em direção ao painel, enquanto os alívios de tensão chainfix foram fixados nos cabos para aumentar a vida útil. O sistema de sensores opcional também pode monitorar a condição das esteiras e dos cabos.
Assim que um navio atracar no CTH, o iMSPO é movido para o ponto de montagem. A tampa protetora da caixa de tomadas se abre, os cabos do navio são conectados, a tampa protetora é fechada e travada para uma operação segura. Todos os processos podem ser operados por meio de uma única unidade de controle. O iMSPO também foi testado com base na IEC/IEEE 80005-1, uma norma de segurança para sistemas de conexão em terra de alta tensão.
A conexão shore power de um navio pode ser realizada em menos de 15 minutos, e não são necessárias mais de duas pessoas no lado da costa. Em suma, isso proporciona ao porto de Hamburgo total flexibilidade e, ao mesmo tempo, reduz seus custos de operação, instalação e manutenção.