Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Regras de preenchimento - cabos e mangueiras em esteiras porta cabos

Regras gerais para cabos e mangueiras em esteiras porta-cabo igus®

A principal vantagem de nossos sistemas de esteira porta cabos é que eles podem acomodar com segurança uma ampla variedade de formas de cabos de dados e fornecedores de energia em um único sistema. Você deu opções de como separar as diferentes mídias. Por exemplo, mantenha distâncias mínimas entre os cabos do barramento e do motor. Você pode misturar pneumática, cabos elétricos e hidráulicos nos mesmos compartimentos. Além da qualidade dos cabos utilizados, a disposição de cada cabo dentro da esteira porta cabos e o espaço permitido são importantes para a vida útil do sistema. Várias opções de separação permitem que as esteiras porta cabos sejam adaptadas aos requisitos específicos de cada aplicação. Esta seção fornece recomendações detalhadas.
Regras de preenchimento da esteira porta cabos

Conteúdos


Diâmetro máximo de cabo ou mangueiras

O diâmetro máximo do cabo e/ou da mangueira é igual à altura interna das esteiras porta cabos e tubos de energia selecionados, além da folga mínima. Essa folga mínima é de 10% para cabos elétricos redondos e 20% para mangueiras hidráulicas, por exemplo. Uma esteira porta cabos é preenchida idealmente se a folga lateral mínima para o próximo cabo ou mangueira tiver sido considerada. Dependendo da natureza dos cabos, da dinâmica e da vida útil esperada, pode ser necessária mais folga. Em casos específicos, o enchimento pode ser projetado com menos folga. Entre em contato conosco.
Os cabos elétricos exigem pelo menos 10% de espaço livre ao redor e as mangueiras hidráulicas exigem 20%.
O diâmetro máximo do cabo/mangueira é especificado para cada série de esteiras porta cabos na página do produto relevante e no capítulo do catálogo relevante.

Instruções para separação do interior da esteira porta cabos


Regras de preenchimento da esteira porta cabos
Cabos e mangueiras com diâmetros muito diferentes devem ser colocados separadamente. Os separadores são usados para isso. Cabos e mangueiras não devem, sob nenhuma circunstância, ter a oportunidade de se enredar. Portanto, a altura de folga de um compartimento com vários cabos ou mangueiras semelhantes próximos um do outro não deve ser superior a uma vez e meia o diâmetro do cabo/mangueira.
O peso do cabo ou da mangueira deve ser distribuído simetricamente ao longo da largura da esteira porta cabos. Cabos e mangueiras com diferentes materiais de revestimento externo não devem ficar juntos. Eles podem precisar ser colocados separadamente.

Regras de preenchimento

Os cabos e mangueiras devem ser colocados de forma que possam se mover livremente o tempo todo e para que nenhuma força de tração seja exercida na esteira porta cabos no raio. Para aplicações de alta velocidade e números de ciclos de carga elevados, os cabos ou mangueiras não devem ser colocados em cima uns dos outros sem um separador horizontal. Os valores padrão para isso são: velocidade de curso superior a 0,5 m/s e ciclos de carga superiores a 10.000 p.a. A separação interna igus oferece uma solução segura para esses casos.
Regras de preenchimento da esteira porta cabos

Regra de preenchimento 1: d1 + d2 > 1,2 x hi

Se d1 + d2 > 1,2 x altura interna, não é necessária qualquer separação entre os dois cabos/mangueiras. Dois cabos/mangueiras nunca devem ser deixados sem guia um sobre o outro ou ficar emaranhados.
Regras de preenchimento da esteira porta cabos

Regra de preenchimento 1: d1 + d2 ≤ 1,2 x hi

Se d1 + d2 ≤ 1,2 x altura interna, um separador vertical ou uma prateleira horizontal deve ser usado para reduzir a altura interna. Isso evita que d1 e d2 se emaranhem.
Regras de preenchimento da esteira porta cabos

Espaço livre

Ilustração mostrando o espaço livre necessário em torno de cabos elétricos redondos. Para outros tipos de cabos em %: cabos elétricos planos 10%, mangueiras pneumáticas 5-10%, mangueiras hidráulicas 20% e mangueiras de mídia 15-20%
Regras de preenchimento da esteira porta cabos

Raio de curvatura R

O raio de curvatura da sua esteira porta cabos depende do cabo ou mangueira mais espesso ou mais rígido do seu enchimento. Os rádios dobráveis devem ser ajustados de acordo com as recomendações do fabricante de cabos ou mangueiras. Selecionar um raio maior que o mínimo aumentará a vida útil. A especificação dos raios mínimos de curvatura para cabos e mangueiras refere-se a temperaturas normais. Outros raios de curvatura podem ser recomendados.

Regras de preenchimento | Cabos elétricos redondos

Para cabos elétricos, o cabo redondo é uma solução segura, modular e econômica para sistemas de esteira porta cabos.
Regras de distribuição

Instalação e alívio de tensão para cabos elétricos redondos

1) Os cabos devem ser colocados retos, sem torcer. Os cabos não devem ser desenrolados da parte superior do e-spool. Nossos cabos elétricos chainflex estão imediatamente prontos para serem colocados diretamente na esteira porta cabos. Eles não precisam ser desconectados ou dispostos antes da instalação.
2) Os cabos devem ser colocados de tal forma que cada cabo individual possa se mover livremente na direção longitudinal.
3) Os cabos devem poder se mover livremente ao longo do raio. Isso deve ser verificado duas vezes se a passagem superior atingiu o maior comprimento livre
4) separadores internos igus são necessários se vários cabos elétricos e/ou mangueiras com diâmetros variados forem inseridos. É importante evitar que cabos elétricos e mangueiras se enrolem.
5) Cabos elétricos e mangueiras com diferentes materiais de revestimento não devem ficar juntos. Eles podem precisar ser separados. Cabos elétricos igus chainflex de todas as séries podem ser combinados.
6) Os cabos elétricos redondos devem ter alívio de tensão em ambas as extremidades. Em casos excepcionais, os cabos podem ter alívio de tensão apenas na extremidade móvel da esteira porta cabos. Recomenda-se uma folga de 10 a 30 vezes o diâmetro do cabo entre a extremidade do segmento de dobra e o ponto fixo para a maioria dos cabos. Os cabos elétricos chainflex podem, por outro lado, ter alívio da tensão diretamente no suporte de montagem, como o teste confirmou.

Regras de enchimento | Mangueiras pneumáticas

Em princípio, as regras para cabos redondos também se aplicam às mangueiras pneumáticas. Após consulta, eles podem ser colocados juntos mais de perto do que a regra de liberação de 10% permite. Isso requer alívio de tensão de dupla face. Para mangueiras pneumáticas feitas de borracha, recomendamos que a regra de folga de 10% seja rigorosamente seguida porque essas mangueiras tendem a grudar umas nas outras e em outros cabos e mangueiras.
Regras de enchimento para mangueiras pneumáticas

Regras de preenchimento | Cabos planos

É especialmente importante que os cabos planos se movam livremente no raio de curvatura. Dois cabos planos adjacentes devem ser mantidos separados com separadores. Se dois cabos planos forem colocados um sobre o outro, recomendamos a separação interna horizontal. Os cabos planos e redondos devem ser colocados separadamente na esteira porta cabos. Deve haver alívio de tensão nas duas extremidades. Os cabos planos são recomendados apenas de forma limitada para uso em esteiras porta cabos.
Regras de preenchimento para cabos planos

Regras de enchimento | Mangueiras hidráulicas

Durante o planejamento, preste atenção especial à expansão longitudinal e transversal quando as mangueiras são pressurizadas. Recomendamos esteiras porta cabos com travessas a cada elo para distribuir a força das mangueiras por mais travessas. Espaço suficiente deve ser deixado (20% de folga). É importante que as mangueiras selecionadas sejam suficientemente flexíveis (elas devem dobrar no raio especificado). A superfície das mangueiras também deve ser resistente à abrasão e capaz de deslizar. Os elementos de separação interna da igus minimizam a abrasão da mangueira com suas superfícies de contato largas, lisas e arredondadas. As mangueiras com trançamento em tecido são geralmente mais flexíveis do que aquelas com trançamento em aço. Como os movimentos laterais da mangueira hidráulica dentro da esteira porta cabos podem levar ao aumento da abrasão no material da mangueira, as mangueiras devem ser fixadas na posição com separadores verticais e o bloqueio deve ser evitado. Notch separators that snap into the crossbar, for example, keep the hoses firmly in place in the energy chain even if there is strong vibration and shocks.
Regras de enchimento para mangueiras hidráulicas

Alívio de tensão

As mangueiras hidráulicas são frequentemente esticadas no seu comprimento durante o funcionamento. Isso deve ser levado em consideração quando o alívio de tensão é aplicado. Mais comprimento da mangueira pode ser levado em consideração ou o alívio de tensão implementado. Em alguns casos, um alívio de tensão unilateral na extremidade móvel pode ser tolerado.
rollclip

rollclip

Em quase todos os casos, as superfícies de contato amplas, lisas e arredondadas de todas as esteiras porta cabos de igus/tubos de energia são suficientes para proteger as mangueiras hidráulicas da abrasão. Em casos extremos, o rollclip pode ser instalado posteriormente. Na travessa, as mangueiras entram em contato com uma série de cilindros de plástico que giram com elas. Casos extremos incluem particularmente materiais de jaqueta macia, particularmente raios de curvatura pequenos e cargas altamente dinâmicas. Nossa experiência mostra que mais de 95% de todas as aplicações podem ser resolvidas sem rollclips.


Mais informações


Loja de esteiras porta cabos

Com mais de 100.000 produtos: de pequenas a médias e grandes esteiras porta cabos a soluções especiais.

Base de conhecimento da esteira porta cabos

Encontre informações, perguntas e respostas importantes sobre esteiras porta cabos.
Seminário online de esteiras porta cabos

Seminários online

Beneficie-se do conhecimento e da experiência de nossos especialistas.

Blog: fornecimento de energia

Encontre artigos interessantes sobre sistemas de fornecimento de energia em nosso blog.

Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h