Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

Fon +55 11 3531 4487

Fax +55 11 3531 4488

Máquinas de moldagem por injeção

É difícil imaginar um mundo sem plásticos: desde canetas, tampas roscadas para garrafas, passando por lixeiras até o para-choques no seu carro – há componentes plásticos em cores e formas incontáveis em toda a parte na vida diária. Essas peças de plástico são produzidas geralmente por moldagem por injeção. A moldagem por injeção é um dos chamados processos de conformação, ou seja um material inicialmente amorfo é transformado especificamente em uma forma especial. A base de peças de plástico moldadas por injeção é geralmente um granulado plástico. O granulado inicialmente sólido é aquecido e injetado sob pressão em um molde. Este processo é, no entanto, mais complicado do que parece à primeira vista. Isso ocorre porque o produto acabado deve corresponder tão precisamente quanto possível às especificações relevantes em termos de cor, medidas e superfície e ainda ser o mais durável e de alta qualidade possível. A primeira máquina que opera conforme esse princípio foi fabricada ​​em 1919 para o processamento de acetato de celulose macio.

Montagem da máquina para moldagem por injeção de plásticos  
base da máquina, unidade de injeção, unidade de fechamento – Como é construída a máquina para moldagem por injeção de plásticos?

Máquinas de moldagem por injeção consistem geralmente de três unidades: base da máquina, unidade de injeção e unidade de fechamento. Os Sistemas de esteiras porta cabos e os cabos igus® altamente flexíveis podem salvaguardar tempos de retenção em todas as unidades na máquina para moldagem por injeção de plásticos. Esteiras porta cabos protegem cabos e mangueiras particularmente em aplicações com geração de calor e dinâmica elevada.
 

1

Esteiras porta cabos, vários cabos como cabos de dados e cabos de mídia em unidade de injeção

2

Esteiras porta cabos, cabos diferentes em unidade "picker"

3

Guias lineares em porta deslizante da unidade de fechamento

4

Esteiras porta cabos, vários cabos como cabos de dados e cabos de mídia na unidade de fechamento

5

Base da máquina

A base da máquina é o suporte ou a fundação da máquina. Os quadros de distribuição estão localizados aqui e uma acionador também pode ser integrado aqui, dependendo da máquina. As outras unidades que se podem mover frequentemente também estão localizadas na base da máquina.

A parte inicial do processo de conformação original ocorre na unidade de injeção. O plástico é aquecido e liquefeito. Isso ocorre no chamado acionamento.

A unidade de fechamento é a ferramenta que determina a forma do produto plástico. Ela é chamada unidade de fechamento porque o fornecimento de material a partir da unidade de injeção pode ser fechado e aberto nesse meio tempo. Na unidade de fechamento há duas placas de montagem (uma fixa e uma móvel), bem como uma placa frontal. Estas placas são fixadas verticalmente sobre um eixo.

Como funciona a máquina para moldagem por injeção de plásticos?

Em primeiro lugar, a máquina de moldagem por injeção é montada, ou seja, ela é enchida primeiro com material (granulado plástico), em seguida equipada com a ferramenta relevante. A ferramenta determina que produto plástico é produzido e é substituível. Portanto, a máquina para moldagem por injeção de plásticos pode produzir virtualmente qualquer quantidade de peças diferentes.
 
Quando a máquina está em operação, o acionamento gira e, assim, move os granulados plásticos para a frente da máquina, onde um aquecedor liquefaz o material (isto não pode ser comparado com a fluidez da água, a massa torna-se mais viscosa). O movimento no acionamento acumula pressão. Assim que a pressão necessária para a produção é atingida, o material é injetado na ferramenta na unidade de fechamento.
 
A ferramenta é normalmente feita de aço e dividida em duas. Uma parte é instalada em uma placa de montagem fixa, a outra na placa de montagem em movimento. Uma vez que ambas as partes são unidas, um espaço oco é criado no interior, a chamada cavidade. O material penetra agora nesse espaço oco a partir da unidade de injeção através de um bico na placa de montagem. A pressão do acionamento deverá encher a cavidade completamente. A velocidade de injeção é importante aqui por influenciar em como o material se distribui na ferramenta, finalmente, não deve haver nenhuma formação de espaço oco. Uma vez atingido o ponto de vedação, a unidade de fechamento desliga o fluxo do material da ferramenta e o material na ferramenta começa a esfriar. Depois disso, a ferramenta é aberta e as peças plásticas concluídas podem ser removidas. Além da peça real moldada por injeção, a forma que a peça de plástico deverá ter no final, existe ainda o portão. Esta é a peça que "projeta", porque o material líquido deve entra na ferramenta através de uma abertura. Esta peça saliente é então removida por um selecionador de portão.
 
Conforme o tamanho da produção e o grau de automação, a máquina de moldagem por injeção pode ter dimensões muito variadas. Há máquinas de moldagem por injeção que devem ser enchidas manualmente com granulado, bem como máquinas que sugam o material a partir de grandes tanques através de sistemas de tubos.
Há também máquinas nas quais o pessoal remove da ferramenta as peças de plástico concluídas e outras que as pega automaticamente com pinças e as transporta ainda além através de sistemas transportadores.

A vantagem da igus® para a máquina de moldagem por injeção

Cabos de controle chainflex®, cabos servo e cabos de motor bem como mangueiras hidráulicas são adequadas para o sistema de fornecimento de energia da máquina. Na unidade de fechamento, por exemplo, um movimento relativamente frequente ocorre com um tempo de ciclo baixo. A estrutura específica dos cabos Chainflex ® com seu núcleo de alívio de tensão, trançado em feixes e com materiais de revestimento exterior extrudados por alta pressão como PVC ou TPE, são ideais para requisitos altamente dinâmicos.
Os movimentos dos cabos na máquina podem ser guiados com segurança com Esteiras porta cabos igus®. Os cursos são na maior parte movimentos horizontais curtos. Esteiras porta cabos podem ser usadas aqui para suportar esses cursos. Conforme o tipo da máquina, uma disposição diferente da Esteira porta cabos é possível, por exemplo, montada lateralmente ou sem suporte. As Esteiras porta cabos têm uma longa vida útil, de modo que se podem esperar longos tempos de retenção.
A estrutura flexível e a instalação fácil tornam possível adaptar o enchimento da Esteira porta cabos a qualquer momento, se algo precisar ser alterado na máquina.
 
Existem também diversos processos de manipulação para a máquina de molde de injeção de plásticos: as Esteiras porta cabos da igus® também podem ser utilizadas para fornecimento de material e a remoção das peças moldadas concluídas, bem como o portão e ferramentas.
 
Os rolamentos deslizantes igus® também podem ser instalados com guias lineares drylin®. As portas de segurança da unidade de bloqueio podem ser guiadas, por exemplo, com a combinação trilho-carro leve e livre de lubrificação.
 
A propósito, a maior parte dos produtos igus® é fabricada com máquinas de moldagem por injeção.

Produtos para uso em máquina de moldagem por injeção

Cadeias de fornecimento de energia

Proteção de cabos e mangueiras

Possibilidade de grandes comprimentos em balanço e altas cargas adicionais

Elevada força de tracção

Montagem fácil através da abertura rápida e separação das ligações

Baixo desgaste através de polímeros igus® especialmente otimizados

Barras transversais arredondadas, estáveis, adequadas para cabos

Conjunto de separação interior para uma vida útil mais longa

Possibilidade de ampla variedade de produtos para quase todas as aplicações e materiais especiais para áreas de aplicação particulares

Disponíveis no estoque com muitos acessórios

Cabos

Mais de 950 tipos de cabos do estoque

Sem quantidade minima de faturamento

Sem custos de corte.

Construção especial para o movimento em Esteiras porta cabos

Vários materiais de revestimento

Guias lineares

Baixa seção

Isento de lubrificação

Deslizadores plásticos substituíveis

Peso leve

Produtos igus® típicos em máquinas de moldagem por injeção

Aplicações de clientes já implementadas

Injection-molding machine

Pivot arm in injection-molding machines mounted with plastic plain bearings: With the simple plug-in installation and the adjustable collar, it was possible to abandon the highly complex bonding mechanism.

Injection-molding machine    

Injection moulding tool

Thee-chain® was installed on an injection moulding tool so thatno additional space is necessary in horizontal direction forthe unreeling movement.

Injection moulding tool    

Injection molding machine

drylin® copes with long distances and offers a high cost reduction.

Injection molding machine    

Pillar cleaning facility

The bearings have been installed about a year ago and since then operate free of troubles in the manufacturing.

Pillar cleaning facility    
Encontre outros exemplos de aplicação

Você está procurando por um teste prático em um segmento específico da indústria?
Aqui você pode navegar através das aplicações já implementadas nos clientes e filtra-las de acordo com sua especificação.

Sector de indústria:
Casos de aplicação / Apresentação do problema:
Área de produto: