Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Buchas autolubrificantes higiênicas para embaladoras inovadoras de vegetais sem plástico

As buchas lineares drylin permitem uma operação sem lubrificação e o projeto compacto do sistema.

A ideia captura o zeitgeist: uma empresa de engenharia desenvolveu com sucesso uma máquina para embalar frutas e vegetais sem filme - com uma visão clara do produto. A primeira planta desse tipo está sendo usada por um produtor de vegetais na Ilha Reichenau, no Lago de Constança. Também em uso: buchas lineares drylin

Perfil

  • O que era necessário: módulos lineares drylin SLW, com buchas lineares drylin e eixo flexível
  • Requisitos: Para os inúmeros ajustes de formato, eram necessários sistemas automatizados simples que funcionassem sem lubrificantes e, na medida do possível, sem manutenção.
  • Indústria:Tecnologia de embalagem
  • Sucesso para o cliente: As soluções de buchas lineares drylin permitem uma operação livres de lubrificação do sistema. Elas contribuem para o design compacto e fino da máquina. O sistema atende a todos os requisitos e satisfaz os tomadores de decisão e os operadores de máquinas.
No vídeo: o processo de embalagem de frutas e legumes em caixas de papelão. (vídeo alemão)

Produtos utilizados

Peça sua amostra grátis

► caixa de amostragem da guia do eixo R da Drylin

Problema

No futuro, a Reichenau-Gemüse, uma organização produtora, vai embalar seus tomates e maçãs em bandejas de papelão sem nenhum filme e, portanto, sem plástico. Uma fenda de visualização em forma de S permite uma visão clara do produto (veja a Fig. 1 abaixo).
Essa inovação é possível graças ao trabalho de desenvolvimento da Dipl.-ing. Michael Baur. Sua empresa atua como prestadora de serviços de desenvolvimento para construção de máquinas especiais.
O ponto de partida do desenvolvimento foi o desejo de um fabricante de papelão ondulado de dispensar a embalagem flow usual e o uso de filme plástico. A empresa lançou um concurso por ideias, que Michael Baur venceu. Desafio: colagem sem contrapressão e sem pressão no produto. Na próxima etapa, Michael Baur e sua equipe construíram um protótipo da máquina recém-projetada. Um dos desafios especiais aqui foi colar a embalagem impressa no topo depois de enchê-la manualmente com tomates de videira: a colagem tinha que ser durável. Durante o processo de colagem, no entanto, a contrapressão não é possível e, é claro, a pressão sobre os tomates sensíveis deve ser evitada. Um design inteligente e detalhado foi a solução para esse problema. Os pontos de colagem são aplicados com uma estação de cola quente, mas outros processos, como vedação, também são concebíveis. Uma estação para impressão e aplicação de etiquetas também foi integrada ao sistema. Ao desenvolver o protótipo, Michael Baur atribuiu grande importância à flexibilidade e facilidade de uso. Isso pode ser visto imediatamente a partir dos vários ajustes de formato semiautomáticos (Fig. 2).

Solução

Para os numerosos ajustes de formato (ver Fig. 3 abaixo), Baur utiliza os módulos lineares SLW sem lubrificação drylin SLW (Fig. 4). Eles têm um perfil de eixo duplo de alumínio rígido à torção combinado com uma rosca trapezoidal. O carrinho cursa em liners drylin com lubrificação incorporada - uma solução amplamente utilizada no processamento e embalagem de alimentos porque não é necessária lubrificação externa, portanto, a contaminação é evitada. Baur utiliza SLW 1040 unidades lineares drylin em diferentes comprimentos com volante, indicador de posição e fixação por fuso de avanço (Fig. 4). Eles permitem que o pessoal operacional reconfigure rapidamente o sistema de embalagem para outros tamanhos e formatos de embalagem.
O sistema completo tem um design modular e pode operar em um sistema geral interligado ou de forma independente. O design compacto e fino inclui o acionamento síncrono nas unidades dobráveis e de posicionamento para ambos os lados da caixa. Ele é implementado com um eixo flexível, que é muito mais fácil do que o acoplamento eletrônico. Todos os avanços se movem de forma síncrona com a velocidade da correia.
Tanto os tomadores de decisão quanto os operadores de máquinas estavam completamente satisfeitos com a operação inicial do sistema na prática real. Ela atende a todos os requisitos relevantes.
E a embalagem sustentável não precisa ser limitada a produtos frescos. O sistema também pode ser usado para ferramentas de embalagem, lâmpadas incandescentes, etc., em uma alternativa sem plástico e ecologicamente correta para a embalagem blister.

Máquina de embalagem Baur Fig. 1: Esta máquina de embalagem dispensa completamente a utilização de filme plástico.
Embalagem de produtos frescos Fig. 2: A máquina compacta embala produtos frescos como tomate em cacho sem filme - suavemente e com uma visão clara da mercadoria.
Ajuste de formato drylin SLW Fig. 3: A ampla variedade de opções de ajuste de formato é um pré-requisito importante para o uso flexível do sistema.
Ajuste de formato drylin SLW Fig. 4: As unidades lineares SLW sem lubrificação são usadas para ajuste de formato em vários eixos.

Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Photo
Lucas Silva

Especialista de indústria - Embalagem

Envie um e-mail

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h