Alterar idioma :

Solução de bus sofisticada para alta transferência de dados
Com a expansão da automação nos últimos anos, os requisitos de transmissão de dados aumentaram de forma constante. As distâncias pelas quais os dados são transferidos do sensor para a unidade de avaliação são conexões simples de 1:1. Os cabos de dados costumavam lidar com isso. Agora eles estão sendo substituídos, pouco a pouco, por sistemas de bus, que permitem uma comunicação mais rápida e complexa dentro do sistema. Isso requer os cabos de bus associados, que são bons na transmissão de sinais digitais com seus flancos íngremes. Esses cabos são, por assim dizer, cabos de dados especiais que são construídos especificamente para os requisitos do sistema de bus em questão. No caso mais simples, isso pode ser a cor e a seção transversal/via ou determinadas propriedades capacitivas ou indutivas que permitem a impedância de onda característica necessária. Atualmente, esses cabos são a base para sistemas de bus conhecidos, como Profibus, Profinet e CAN, mas também USB e CC-Link. Mostraremos aqui os recursos que permitem a transmissão de dados em funcionamento contínuo.

Existem muitos sistemas de bus baseados em Ethernet. As marcas mais conhecidas são Profinet, CC-Link IE, EtherCat e Sercos. Todos se baseiam em uma estrutura que tem sido usada há muitos anos na TI em computadores mainframe e PCs. A Ethernet é descrita em categorias que abrangem as frequências e os possíveis volumes de dados de 100 MBit/s a 10 GBit/s. Os termos CAT5, CAT5e ou mesmo CAT6A e CAT7 são frequentemente usados diretamente. Esses cabos contêm dois ou quatro pares, que são projetados com uma blindagem de par ou blindagem geral, conforme necessário. Criamos uma matriz de visão geral que leva em conta os parâmetros mecânicos, bem como os parâmetros elétricos descritos acima.


O Profinet é um dos cabos de bus mais populares para uso na indústria. A opção de capacidade em tempo real e o conceito modular o tornam eminentemente adequado para a grande maioria das aplicações. A igus tem nove qualidades mecânicas diferentes de cabos Profinet, desde cabos de PVC até cabos de PUR e cabos para aplicações extraordinárias, como aquelas que envolvem movimento de torção ou exigem grande resistência. O Profinet se encaixa no padrão Industrial Ethernet, juntamente com sistemas de bus como Sercos, EtherCat e CC-Link IE. A igus é membro da organização de usuários do Profinet e está em conformidade com todos os padrões de mercado exigidos.

Single Pair Ethernet (SPE), a mais recente adição ao grupo de sistemas de bus. A nova tecnologia de bus foi lançada em 2019 e, desde então, vem conquistando o mercado de forma constante. Esse novo desenvolvimento oferece novas oportunidades para o mercado de IIoT em rápido crescimento. O recurso especial aqui é o novo design do cabo, de par único, mas ainda capaz de transmitir um sinal CAT5e. Juntamente com a associação SPE, estamos trabalhando constantemente no desenvolvimento e na padronização dessa tecnologia. Esse salto tecnológico oferece possibilidades notáveis, especialmente para aplicações com espaços de instalação pequenos.

O Profibus é um dos mais importantes bus industriais da atualidade. Ele foi desenvolvido na década de 1990 e rapidamente se tornou a referência em termos de confiabilidade e altos volumes de dados. A Organização de Usuários Profinet (PNO) é responsável pelo desenvolvimento técnico e pela coordenação das várias empresas associadas, como a igus. O cabo com suas vias espumadas em vermelho e verde é muito chamativo. Na igus, você pode obter o cabo Profinet chainflex nas versões PVC, PUR e TPE para cada aplicação de uma e-chain em movimento.

O CAN bus é um bus extremamente robusto que se caracteriza por seu protocolo de rede insensível. Ele tem suas origens no setor automotivo e agora também é encontrado com frequência em sistemas industriais. A particularidade desses cabos de bus é que eles estão disponíveis com diferentes seções transversais, dependendo dos requisitos, e são usados para diferentes aplicações com um ou dois pares. Assim como para outros sistemas de bus, a linha chainflex também oferece cabos para esteiras lineares e de torção.

Os cabos de bus são usados em uma variedade de aplicações, sendo que o setor industrial geralmente utiliza sistemas de bus do setor de TI ou de consumo. Um exemplo disso é o USB 2.0 ou USB 3.0, que são muito visíveis com seu conector distinto e são frequentemente encontrados em câmeras industriais. A situação é semelhante com o DVI, que é uma interface típica de monitor. A chainflex também oferece soluções para esses cabos de bus. Algumas aplicações exigem sistemas de bus proeminentes, como Interbus ou Device Net, que estão incluídos na família CFBUS de cabos de bus. Nesse ponto, no entanto, deve-se mencionar o impressionante cabo de bus ASI, que chama a atenção em qualquer instalação com sua cor amarela e formato angular.
A função de um cabo de bus, com a transmissão de sinais de baixa energia, é semelhante à de um cabo de dados. Portanto, não é o alto fluxo de corrente que é importante, mas a boa transmissão de sinais a longo prazo. A diferença em relação ao cabo de dados está na estrutura elétrica, que é precisamente compatível com o sistema de bus. Isso afeta os valores elétricos da mesma forma que o projeto mecânico: A seção transversal e a cor da via. Um cabo de bus é um cabo de dados especial, por assim dizer
Selecione um cabo de bus e receba uma amostra de teste gratuita

Cabo de bus em movimento - O que há de diferente?
O design de um cabo de bus se concentrará na boa transmissão de dados. A transmissão de dados depende da disposição de componentes como blindagem e vias, que determinam a qualidade da transmissão, pois são a base dos valores capacitivos do cabo. A posição muda durante o movimento, o que, por sua vez, altera a qualidade da transmissão de dados. O design especial garante propriedades de transmissão de dados constantemente boas. A transmissão contínua de dados de alta qualidade é importante para você ou você já teve dificuldades nessa área? Teremos prazer em conversar com você. Basta nos enviar um e-mail.

Cabos de bus para cursos longos e as alternativas
Em cursos longos, nossos produtos precisam resistir permanentemente a uma carga pesada. Assim que falamos em cursos longos, surge com frequência a questão do comprimento máximo de transmissão, por exemplo, no caso de um cabo de bus.
Em nossa postagem no blog, esclarecemos esse tópico e mostramos as possibilidades associadas a ele.
Ainda não encontrou a opção certa?
Você já conhece nossa ferramenta on-line?
Fácil de encontrar, selecionar o modelo certo, calcular a vida útil e fazer o pedido on-line

Localizador de produtos
Encontre rapidamente o cabo ideal

Calculadora de vida útil
Calcule a vida útil de qualquer cabo chainflex

Calculadora de sobretaxa de cobre
Calcular a sobretaxa diária de cobre

Configurador para cabos personalizados
Configure seu cabo personalizado em apenas 3 minutos

De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h