Alterar idioma :

À medida que a resolução e as frequências de varredura dos modernos sistemas de visualização digital aumentam, o volume de dados a ser transmitido inevitavelmente cresce rapidamente.
O setor adotou sistemas de barramento rápido especificamente para essa finalidade, que são usados para volumes de dados semelhantes no setor de consumo. Os representantes típicos aqui são sistemas de barramento como FireWire (1394a e 1394b), USB (2.0), Gigabit Ethernet ou CameraLink.
Todos esses sistemas de barramento exigem cabos especiais, que são oferecidos por inúmeros fabricantes a preços especiais, especialmente para o setor de consumo. Muitos desses cabos, que muitas vezes são pré-montados, são desenvolvidos e fabricados apenas para instalação estática ou baixa tensão mecânica.
Se esses cabos forem expostos a ambientes industriais com todos os parâmetros conhecidos, como produtos químicos, compatibilidade eletromagnética e carga mecânica, as falhas de produção dispendiosas serão inevitáveis.
Elas não são apenas "falhas genuínas", como ruptura do núcleo ou curtos-circuitos do fio trançado, mas as falhas também podem se tornar gradualmente perceptíveis por meio de alterações na especificação capacitiva, com redução das possíveis taxas de transmissão e aumento da atenuação.
No caso de cabos de fibra óptica, o uso de materiais inferiores e uma estrutura mecânica inadequada podem levar à turvação das fibras e, portanto, também à redução das taxas de dados.
A solução genuína de problemas em cabos de barramento só é possível com equipamentos muito caros e muito tempo. Dependendo do local do dano, as falhas podem ocorrer apenas esporadicamente durante a operação e não podem ser detectadas quando o sistema é interrompido.
As experiências positivas em milhares de aplicações com cabos fieldbus clássicos, por exemplo, Profibus, Interbus, DeviceNet etc., e o desejo de muitos clientes por cabos comparáveis também para os sistemas de barramento de alta velocidade mencionados acima levaram a igus® a desenvolver sua própria série de cabos, incluindo os seguintes tipos de cabos:
O foco principal durante o desenvolvimento foi a construção de cabos mecanicamente estáveis, a fim de garantir as especificações capacitivas, indutivas e ópticas em um grande número de ciclos.
A estrutura mecânica das blindagens também foi projetada para garantir uma longa vida útil por meio da seleção de materiais e processos especiais de fabricação.
Em ambientes industriais, não são apenas as especificações elétricas e mecânicas que desempenham um papel importante, mas também a resistência a uma ampla gama de meios, como óleos, lubrificantes de resfriamento ou similares. O material de revestimento externo TPE, testado e comprovado, já provou sua adequação em muitos milhares de aplicações em outros cabos da igus®® .
Configuração do teste:

Apesar dos longos comprimentos de cabo, especialmente com USB e FireWire, não foi possível detectar nenhum comprometimento da qualidade da imagem, mesmo após esse número de batidas. Esse teste não científico, mas voltado para a prática, comprova claramente a adequação industrial desses cabos de barramento de alta velocidade.
Esse teste ainda não foi concluído e será continuado.
Mais informações sobre o cabo chainflex®

De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas.
Online:
24h