Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contato responsável
igus® do Brasil Ltda

Rua Antônio Christi, Nº 611

Parque Industrial III - FAZGRAN

13213-183 – Jundiaí-SP

+55 11 3531 4487
+55 11 3531 4488
BR(PT)

Exemplo 4: Testado, testado, testado! CF98 com < 4xd!

Para usuários de esteiras para fornecimento de energia muito pequenas com raios de curvatura geralmente muito estreitos, a questão para um cabo adequado para altos números de ciclos tornou-se freqüente no passado.

Nos raios de curvatura menores que 5xd, o cobre alcança seus limites físicos rapidamente, fazendo com que surja a necessidade da procura por materiais condutores substitutos adequados ou para superestruturas condutoras fundamentalmente diferentes.

Muitas séries de testes, com uma variedade enorme de materiais e de superestruturas condutoras foram realizadas para se determinar como os cabos devem ser fabricados para suportar muitos milhões de operações de curvatura em esteiras porta-cabos, mesmo com raios de curvatura menores que 4 x d.

Montagem do teste: Horizontal, percurso de curta distância

Parâmetros do teste  
Distância do percurso: S = 0,8 m
Velocidade, aprox: V = 1,5 m/s
Aceleração, aprox: a = 0,5 m/s2
Raio ca.: 18 mm

Teste 1:

Inspeção de quatro esquemas de cabos diferentes


Teste item A - condutor com liga condutora especial
Teste item B - mesmo que o teste A, mas em cobre
Teste item C - condutor em estrutura trançada
Teste item D - condutor em construção trançada

Este exame de longo prazo, que foi realizado em um período de dois anos, proporcionou os seguintes resultados:

Teste 2:

 

Dois esquemas diferentes de cabos foram testados, pelos quais dois números diferentes de núcleos e seções foram selecionados em comparação com o teste 1:
Teste item A - condutor com liga especial
Teste item B - condutor em cobre

Neste caso, o teste do item B foi realizado totalmente idêntico ao item A para o material condutor. O teste mostrou que nem um simples caso de quebra de fio fosse detectado para o item A, mesmo depois de 28 milhões de ciclos duplos. No teste do item B, entretanto, só aproximadamente 1,4 milhão de ciclos duplos foram alcançados antes que a completa destruição do condutor fosse determinada.O teste também demonstra que o conceito da liga supera claramente a vida do condutor em cobre em mais de 19 vezes e alcança estes resultados extraordinários na área mecanicamente crítica de seções muito pequenas!

  Número de
ciclos duplos
Seção d [mm] Raios de
Teste
 
Teste A 31.268.000 7x0,20 5,8 3,1xd = 18
Teste B 450.000 7x0,20 5,6 3,2xd = 18
Teste C 638.000 7x0,25 7,3 2,5xd = 18
Teste D 2.350.000 7x0,25 7,3 2,5xd = 18
  Número de
ciclos duplos
Seção d [mm] Raios de
Teste
 
Teste A 28.267.000 2x0,14 3,9 4,6xd = 18
Teste B 1.450.000 2x0,14 2,9 6,2xd = 18

Número de ciclos duplos

Number of double strokes
Número de ciclos duplos

Condutividade das ligas

Entretanto, as propriedades excepcionais desta liga tem a ver com uma condutividade reduzida versus o cobre, que pode ser compensada por um pequeno aumento das seções. Isto significa que as seções mencionadas no catálogo estão de acordo com aquelas definidas eletricamente usando o valor de condutividade especificado. O diâmetro condutor do condutor da liga aumenta um pouco, se comparado ao diâmetro condutor de um condutor em cobre.

O resultado compromete resultados em um diâmetro externo 10% maior para a série CF98 comparado com um tipo da série CF9, embora as diferenças na vida útil esperada entre eles falem por si mesmas e aumentam por um fator múltiplo em comparação com os chamados cabos "adequados para esteiras".

Como no caso da série CF9, outras características do CF98 incluem a alta resistência à abrasão, revestimento externo extrusado em TPE com preenchimento reforçado, resistência a óleo e luz ultravioleta, bem como a ausência de qualquer componente em PVC e halogênio.

Especialmente em áreas com espaço de construção mínimo, mas também precisam de um grande número de ciclos, os cabos da igus® oferecem um grau elevado de eficiência e segurança. Áreas de aplicação estão disponíveis nas indústrias de semicondutores e peças de reposição, bem como nos setores automotivo e bancário. Novas possibilidades de aplicação também são encontradas em portas automáticas para veículos motores e trens, como também em máquinas automáticas de alimentos e "self-service" e na indústria de embalagens.


Mais informação sobre cabos chainflex®


Consulta

Teremos muito prazer em esclarecer as suas dúvidas e perguntas pessoalmente

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda à sexta das 7:30 às 17:18

Online:

24h